Portal do município não tem nenhuma informação
Elizeu Pires
Portal do município não tem nenhuma informação
Elizeu Pires
A regulação de leitos de covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Rio de Janeiro deve começar a funcionar de forma unificada na próxima semana, segundo previsão do secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e do secretário municipal de Saúde da capital, Daniel Soranz. Chaves adiantou que a regulação conjunta pode ter início na próxima terça-feira (12), e que o estado trabalha para unificar toda a regulação da alta complexidade logo em seguida. "Estamos preparados para terça-feira lançar em conjunto a regulação única da covid. Mas esse é só o começo. Quero imediatamente após, na semana seguinte, a regulação total da alta complexidade na central de regulação", disse.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 900 leitos foram abertos desde novembro, e o governo prevê abrir o Hospital Modular de Nova Iguaçu ainda este mês, até o dia 20. Chaves detalhou que a unidade abrirá com 150 leitos, sendo 50 de unidades de terapia intensiva (UTI) e 100 de enfermaria. Inicialmente, a previsão era de que o hospital teria 300 leitos.
Elizeu Pires
A juíza Cristina de Araújo Goes Lajchter, do Plantão Judiciário, concedeu liminar ao Partido Progressista contra o decreto legislativo da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, que adiou para daqui a dois anos a posse do vice-prefeito eleito Rogerio Teixeira Junior, o Juninho do Pneu (foto).
Elizeu Pires
Prometendo mudanças, seriedade e transparência com a coisa pública um grupo de quatro vereadores eleitos pelo PL e dois pelo PSD fechou questão em torno da eleição pelo controle da Câmara Municipal e, consequentemente, do governo de Silva Jardim, uma pequena cidade do interior do fluminense, que se minúscula em universo populacional e em importância política no estado do Rio de Janeiro, tem sido grande em escândalos, denúncias de corrupção, fraudes em processos licitatórios e prisões de agentes públicos, como a de um ex-prefeito e a de um ex-presidente do Poder Legislativo. Se os escândalos serviram para despertar parte dos eleitores que optaram por renovar a composição da Câmara Municipal, também causam preocupação, pois nos meios políticos passou a correr comentários de que o ex-prefeito Anderson Alexandre, hoje deputado estadual, teria atuado nos bastidores para fortalecer a ideia da união que levou o estreante na vida pública Fabrício Azevedo Lima Campos (PSD), a ser escolhido para presidir a Câmara e, por conta do cargo, assumir a Prefeitura interinamente, até que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral julgue recurso especial apresentado pela defesa do candidato a prefeito mais votado, Jaime Figueiredo, que teve o registro impugnado. Anderson Alexandre foi eleito prefeito em 2012 e reeleito em 2016. Em março de 2018 ele renunciou o cargo para concorrer a um mandato de deputado estado pelo Solidariedade. Foi eleito e preso um mês após a eleição, sob a acusação de chefiar um esquema de fraude em licitação, mas manteve a influencia política no município. O medo é de que a gestão interina aceite indicações de Anderson para cargos na administração municipal ou mantenha contratadas empresas que tenham vencido licitações no governo do hoje deputado, principalmente uma conhecida fornecedora de medicamentos e insumos, detentora dos contratos mais volumosos no setor durante o tempo que Anderson Alexandre governou o município. Conforme o elizeupires.com já revelou, Jaime Figueiredo foi impugnado por ter concorrido por um partido cujo diretório municipal estava em situação irregular na data em que a convenção foi realizada. Ele recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, onde perdeu todos os recursos. Por ultimo ingressou no TSE, onde o ministro Luiz Felipe Salomão, relator do processo, em decisão monocrática, rejeitou recurso especial impetrado pela defesa de Jaime. O processo ainda será julgado em plenário, o que só acontecerá depois do recesso do TSE, que retorna às atividades no dia 21 de fevereiro. Depois o julgamento final, se mantido o indeferimento da candidatura de Jaime, será marcada uma nova eleição sem a participação de Figueiredo, pois terá sido ele quem deu causa a anulação do pleito. *O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria. Matéria relacionada: Grupo fecha acordo para governo interino em Silva Jardim
A Secretaria de Fazenda de São João de Meriti anunciou o calendário para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. O IPTU do exercício de 2021 não teve aumento e poderá ser pago com desconto de até 10%, se o contribuinte optar pela quitação em cota única. De acordo com a Prefeitura o reajuste para o valor do tributo para este ano foi fixado em 17.14%, mas, por conta da pandemia de covid-19, a administração decidiu descartar o aumento.
Para pagamento em cota única o desconto será de 10% para quem quitar o IPTU até do dia 1º de fevereiro. A partir dessa data, a 1º de março, o desconto será de 8%, caindo para 6% para que escolher pagar entre 2 de março e 1º de abril.
O presidente da Alerj André Ceciliano deu posse a Bomtempo nesta segunda – Foto:Ascom/Alerj/Rafael Wallace Empossado nesta segunda-feira (4) na vaga aberta com a licença do deputado Renan Ferreirinha que deixou temporariamente o mandato de deputado estadual para comandar a Secretaria de Educação do município do Rio, o candidato mais votado para a Prefeitura de Petrópolis, Rubens Bomtempo está com um olho no padre e outro na missa. É que ele ainda tem chance de ter sua votação validada e ser declarado eleito e empossado como prefeito, uma vez que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda vai julgar o recurso impetrado contra a sua impugnação.
Com o recurso indeferido por conta de uma condenação judicial por improbidade administrativa, Bomtempo disputou a eleição sub judice e está com a votação invalidada. Se a impugnação for mantida pelo plenário do TSE os eleitores de Petrópolis terão de voltar às urnas em pleito suplementar.
Hoje é o primeiro dia útil da gestão do novo prefeito de Magé. Conforme o elizeupires.com revelou na matéria Magé: sem transição, novo prefeito assume hoje a Prefeitura no escuro, veiculada à 00:05 do dia 1º, Renato Cozzolino Harb (foto) não teve transição e sua equipe começa a trabalhar do zero, mas pelo menos uma conta ele sabe que não poderá ser adiada por muito tempo, o décimo-terceiro salário dos servidores, que também contabilizam como atrasado o vencimento de dezembro, o que juridicamente falando, não procede, uma vez que o prazo legal para pagamento vai até o quinto dia útil seguinte ao mês trabalhado.
No dia da posse o novo gestor disse que vai pagar a conta com os funcionários deixada pelo ex-prefeito Renato Tubarão, mas o 13º pode ser apenas um "trocado" diante do volume que deverá ser apresentado por fornecedores e prestadores de serviços que foram preteridos diante de alguns "privilegiados" que teriam conseguido receber suas faturas no último mês do governo Tubarão.
Elizeu Pires
André Ceciliano é o político da Baixada Fluminense de maior influência atualmente O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), anda de crista baixa desde que levou um tranco de um bigode grosso da política no estado por faltar com respeito aos demais prefeitos da região, se intrometendo onde não era chamado, mas continua afirmando que será candidato a governador em 2022, apesar de ter uma condenação penal e outras pendências judiciais na área cível. Só que a coisa não deverá ser do jeito que ele está pensando, pois há nomes na Baixada Fluminense mais leves e mais aceitáveis nos meios políticos que o dele, como os prefeitos Rogério Lisboa (Nova Iguaçu) e Waguinho (Belford Roxo), além do presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano.
Elizeu Pires
"Sou, mas diferente". Recém-empossado como prefeito de Magé, o ex-deputado estadual Renato Cozzolino Harb (PP), ao que parece, já se esqueceu da frase ene vezes repetida durante a campanha eleitoral. Pelo menos é o que sugerem as nomeações de parentes para vários cargos no primeiro escalão, repetindo o que foi prática comum nas conturbadas gestões de sua tia, a ex-prefeita Núbia Cozzolino.
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou, em reunião extraordinária realizada nessa terça-feira (29), prêmio zero para o DPVAT em 2021 e autorizou a contratação de novo operador pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), em caráter emergencial e temporário. As resoluções do CNSP foram publicadas no Diário Oficial da União.