MP investiga concurso para a Educação de Mesquita

A Secretaria Municipal de Educação tomou a decisão de anular as provas na última sexta-feira. Nova data deverá ser divulgada durante esta semana (Foto: Divulgação/PMM) Parte das provas objetivas foi anulada por questões repetidas

A anulação das provas objetivas aplicadas na tarde do dia 22 de maio no concurso público realizado pela Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, revoltou os candidatos que pontuaram o suficiente para uma boa classificação, mas foi comemorada pelos que se sentiram prejudicados pelo suposto vazamento do gabarito e pelas questões repetidas nos testes dos dois turnos. A cargo da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), o processo seletivo - que já está sob investigação do Ministério Público - visa preencher 130 vagas imediatas e formar um cadastro reserva para vagas futuras nas funções de professor e secretário escolar, com salário de R$ 2.129,99. A anulação foi decidida na última sexta-feira e uma nova data deverá ser anunciada durante a semana.

Ameaça a ex-vereador gera novo pedido de prisão contra Cozzolino

Está é a segunda vez que o ex-prefeito Anderson Cozzolino tem prisão decretada pela Justiça a pedido do MP Batata relatou ao Ministério Público ter sido ameaçado de morte para mudar depoimento em processo sob fraude em licitação envolvendo membros da família e empresa de locação de máquinas e caminhões

Ex-prefeito e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Anderson Cozzolino, o Dinho, está sendo considerado foragido da Justiça mais uma vez. Ele teve prisão preventiva decretada ontem pelo juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva, da Vara Criminal de Magé, em um novo processo impetrado pelo Ministério Público. Além de Dinho estão foragidos o também empresário Fabio Figueiredo Moraes, o Fabinho e o advogado Fernando Abrahão, o Marabá, ex-procurador da Câmara. Os três foram acusados pelo ex-vereador Genivaldo Ferreira Nogueira, o Batata, de tê-lo ameaçado de morte caso não mudasse o teor de depoimento no processo que resultou na Operação Terra Prometida, levada a efeito no dia 22 de janeiro deste ano, quando a Justiça decretou as prisões de Fábio, Dinho, da ex-deputada Jane Cozzolino - mãe do deputado estadual Renato Cozzolino Harb - e outros três acusados.

Comunicado aos leitores de Casimiro de Abreu

O prefeito Antonio Marcos poderia aproveitar a oportunidade e revelar quanto o município pagou por cada UBS e também por que gastou mais de R$ 270 mil com um projeto se a Prefeitura tem mão de obra própria para isso Recebemos hoje, via watsApp, uma mensagem publicitária enviada pelo próprio prefeito Antonio Marcos Lemos, falando sobre transparência em sua gestão. Gostamos da ideia. Gostamos tanto que estamos propondo a ele a produção de uma matéria sobre o assunto, na qual possa explicar por que os gastos do setor de Saúde não são expostos no Portal de Transparência como manda a lei e por que ele ainda não respondeu aos questionamentos da Câmara de Vereadores sobre os valores pagos à instituição que gere as unidades de atendimento médico, que já recebeu mais de R$ 70 milhões dos cofres do município. Estejam certos de que os manteremos informados sobre o assunto e que assim que o prefeito decidir falar sobre isso e abrir a caixa-preta do Fundo Municipal de Saúde estaremos publicando a matéria. Até lá continuaremos cobrando as informações que o governo de Casimiro de Abreu vem deixando de prestar.

 

Servidores denunciam intimidação em Guapimirim

O prefeito Marcos Aurélio Dias já escolheu seus pré-candidatos e o uso da máquina administrativa começou a ser percebido Pressão seria mais forte sobre pessoal os setores de Saúde e Educação

Funcionários da Prefeitura de Guapimirim estão trabalhando sobre pressão, coagidos a agir como cabos eleitorais dos pré-candidatos a prefeito, vice e vereador apoiados pelo governo. Pelo menos é o que afirmam alguns deles, revelando que se sentem constrangidos com uma tática eleitoral que teria sido adotada por secretários, a de escolher datas de aniversário de alguns servidores para promover festinhas e aproveitar o momento para apresentar os nomes selecionados pelos donos do poder no município. “Estamos nos sentindo realmente pressionados. Muitos não tem estabilidade e podem perder o emprego a qualquer momento. A coisa é mais séria entre o pessoal da Saúde e da Educação”, relata uma funcionária.

Petrobras faz oportunistas engolirem discurso em Macaé

A Petrobras, em comunicado oficial, negou a saída do município e confirmou prioridades Pré-candidatos espalharam boatos de que a estatal estava deixando a cidade. Receberam resposta firme e de quebra o start para um novo porto na região

As eleições municipais estão marcadas para o dia 2 de outubro e a campanha eleitoral só poderá ir para as ruas na segunda quinzena de agosto, mas no município de Macaé, cidade do Norte do estado do Rio de Janeiro conhecida com Capital Nacional do Petróleo, o embate está nas praças e no território livre das redes sociais, onde mentiras são repetidas sem que seus autores se deem conta e que estão prestando grande desserviço à sociedade. A lorota mais difundida teve origem a uma fala ecoada do plenário da Câmara de Vereadores, dando conta de que a Petrobras estaria se preparando para encerrar suas operações no município. A resposta veio rápida e reforçada: a estatal negou em comunicado oficial e o governo do estado emitiu decreto com medidas necessárias à construção de um terminal portuário.

Câmara de Casimiro de Abreu já tem novo presidente

     O vereador Odino Miranda assumiu o comando da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu. Vice-presidente, ele entrou no lugar do presidente Alexandre Macabu de Araújo, afastado por até 180 dias em decisão tomada pelo juiz Rafael Azevedo Ribeiro Alves, da Vara Única do município. Pezão, como Alessandro é mais conhecido na cidade, foi denunciado pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (Núcleo de Macaé), por ato de improbidade administrativa em ação civil pública. Segundo o MP, Pezão, o ex-chefe de gabinete Jairo Macabu e o assessor especial Wilson da Silva Oliveira estão envolvidos em esquema de apropriação de parte da remuneração de servidores nomeados em cargos em comissão e funções gratificadas.

Empolgado, PMDB de Magé se prepara para ir novamente à luta

A união entre José Augusto Nalin e Ricardo da Karol começou a ser costurada em 2015 durante uma festa de aniversário Pré-candidatura de Ricardo da Karol une diretório e militância

Egresso do PSDC, ligado a José Augusto Nalin, o corretor de imóveis Marcos Pessanha, mais conhecido em Magé como Sabiá, comanda hoje a Secretaria Municipal de Habitação, mas sua participação no governo está longe de representar uma divisão no PMDB. Quem garante isso são as lideranças do partido no município, que com a união entre Nalin e o suplente de deputado estadual Ricardo Corrêa de Barros, o Ricardo da Karol, fechou a questão pela apresentação de um nome único à convenção que vai definir em julho a candidatura a prefeito. Lançado pré-candidato, o próprio Ricardo tem trabalhado no sentido de pavimentar a estrada que pode levá-lo ao Palácio Anchieta, hoje ocupado por Rafael Santos de Souza, o Rafael Tubarão, com quem as lideranças locais do PMDB mantém estreito relacionamento, embora Rafael - que será confirmado no cargo na tarde de hoje pela Câmara de Vereadores - seja pré-candidato pelo PPS.

Demissões em Guapimirim tem 41 indicados por vereadores

Ex-secretária de Educação tem 11 nomes na lista

Pelo menos 41 nomes da lista de 110 contratados e nomeados em cargos comissionados escolhidos para serem demitidos da Prefeitura de Guapimirim foram indicados por vereadores ao governo. O total de indicados é de 46, sendo três pelo prefeito Marcos Aurélio Dias, um pela primeira dama e secretária de Assistência Social Vanilda Santana e outro pelo ex-secretário de Educação Paulo de Tarso Machado de Barros. Quem tem mais nomes na lista das exonerações é a vereadora Rizê Silvério, com 11 seguida pelo vereador Franklin Adriano Pereira, citado ao lado de sete contratados listados. Dos 110 listados 68 são mulheres, todas lotadas no setor de Educação.

Meriti une suas forças pela paz

Em fevereiro, durante reunião no Palácio Guanabara, prometeu-se reforço para o município e em agosto de 2013 o prefeito Sandro Matos discutiu com José Mariano Beltrame, que insistia em não aceitar que os bandidos do Rio migravam para as cidades da Baixada Fluminense Movimento quer discutir propostas que resultem em mais segurança na cidade. Uma delas sugere o fim das UPPs que tiraram os bandidos da capital e os mandaram para a Baixada e o interior do estado

Na próxima segunda-feira, a partir das 18h, pré-candidatos a prefeito de São João de Meriti, parlamentares do município, líderes comunitários e representantes do comércio e da indústria locais estarão reunidos na Câmara de Vereadores para a abertura do Movimento Meriti Pela Paz, oportunidade ao debate e a aprovação de propostas que possam vir ajudar no combate a violência. Sem cor partidária, o movimento vai avaliar, inclusive, uma sugestão que deverá gerar grande polêmica, o fim das Unidades de Polícia Pacificadora, um projeto de segurança pública que privilegiou alguns bairros do Rio e prejudicou os municípios da Baixada Fluminense, região que além de perder parte significativa do efetivo policial, foi invadida pelos bandidos que as UPPs tiraram dos morros e favelas cariocas.

Licitações e contratos serão devassados em Guapimirim

Na gestão de Marlon Vinas na Secretaria Municipal de Turismo a locação de banheiros químicos passou a ser um bom negócio para a empresa MV Eventos, que só no ano passado faturou mais de R$ 500 mil em Guapimirim Denúncia ao MP apontará também para gastos das Secretarias de Educação e Turismo

Documentos que setores da administração municipal de Guapimirim acreditavam que não mais existam, a exemplo das informações relativas ao exercício de 2014 que sumiram do Portal da Transparência, estão tirando o sono de muita gente importante no governo. É que alguns dos processos considerados desaparecidos teriam sido salvos em backup e poderão ganhar vida na próxima semana, quando o Ministério Público deverá receber novas denúncias contra a gestão do prefeito Marcos Aurélio Dias, desta vez envolvendo também despesas feitas através das secretarias de Educação e Turismo no período de 2013 a 2015, além da licitação para uma compra de mais de R$ 4,5 milhões feita este ano, cujos processos, por precaução, já foram escaneados. A papelada é referente à aquisição de uniformes, calçados e kits escolares feitas em duas empresas do Sul Fluminense que tem como atividade econômica principal o fornecimento de material de informática.