Servidores de Meriti podem cruzar os braços por falta de pagamento

Categoria vem sofrendo com atrasos de salários desde março

Revoltados com os frequentes atrasos no pagamento dos salários - boa parte não havia recebido até ontem os vencimentos de junho - os funcionários da Prefeitura de São João de Meriti, principalmente os lotados no setor de saúde, poderão ficar em casa até que a administração municipal normalize a situação. Conforme o elizeupires.com noticiou no último sábado, os salários para algumas categorias vêm sofrendo atrasos desde março e o governo alega que a queda de receita referente a repasses federais é a causa do problema. Entretanto, protestam representantes do funcionalismo, os fornecedores mais próximos do governo recebem suas faturas em dia, assim como ocupantes de cargos comissionados e contratados indicados por vereadores não estariam sendo afetados.

Pretensão a salvador da pátria custa R$ 6 mil a vereador

“Chegou a hora de mudar nosso planeta, ou no futuro próximo vamos precisar procurar outro. Dr. Maurício. A justiça está chegando". Essa postagem no Facebook no dia 6 de junho, feita pelo vereador de Duque de Caxias Maurício Guimarães Nascimento, candidato a deputado estadual pelo PR, vai lhe custar R$ 6 mil. É que o juiz Alexandre Chini, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, entendeu o texto como propaganda eleitoral antecipada e arbitrou a multa. Essa é a segunda vez que Maurício tem problemas com a Justiça. Ele está sendo investigado pelo Ministério Público Eleitoral por conta de um comício ilegal com a anunciada presença do candidato a governador Anthony Garotinho.

Ainda em junho ele e o também vereador Sérgio Alberto Correa da Rocha, candidato a deputado federal, marcaram um evento político para o Clube dos 500, para o qual, segundo foi denunciado à Justiça, teriam recrutado a plateia pagando R$ 30 por cada pessoa que comparecesse. O comício extemporâneo aconteceria no dia 8 daquele mês e só não foi realizado porque fiscais do TRE, comandados pela juíza Daniela Barbosa, coordenadora estadual da fiscalização, impediu. No local juíza determinou a identificação dos presentes, para checar se eles são filiados ao Partido da República, o que caracterizaria propaganda intrapartidária. Os fiscais apreenderam um painel de 60 m² com fotos dos três então pré-candidatos, ofício da Câmara de Vereadores solicitando ônibus para o evento e assinado por Serginho, contrato de locação de dez ônibus ao custo de R$ 3,8 mil, um caminhão de água e um ônibus.

Meriti atrasa salário de servidores pela terceira vez

Prefeito está mais preocupado com a campanha de Lindberg Farias

A situação financeira da Prefeitura de São João de Meriti parece não estar nada boa. Pelo menos é isso que sugerem os repetidos atrasos no pagamento dos salários dos servidores, que muito tem reclamado, mas não são ouvidos pelo prefeito Sandro Mattos (PDT), que tem se mostrado mais envolvido com a coordenação da candidatura a governador do senador Lindberg Farias (PT) que com a administração do município, já quem não tem sido encontrado em seu gabinete pelos que lá vão cobrar o direito sagrado de receber em dia os seus proventos.

Prefeito de Rio das Ostras vai responder por supersalário de assessor…

...e o chefe de gabinete terá de fazer devolução retroativa

Condenado por improbidade administrativa em processo por superfaturamento na compra de combustíveis, réu em várias ações por acusação de fraudes em licitações e outras irregularidades, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino, está sendo responsabilizado também por permitir que um homem de sua inteira confiança, um dos assessores mais próximos, recebesse de maneira irregular, dois salários, somando cerca de R$ 38 mil mensais. Trata-se do chefe de gabinete Alden Vieira de Souza Júnior, que vinha recebendo mais que a presidente Dilma Roussef e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso foi denunciado por um morador da cidade e Alden - que é servidor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - terá de devolver todo o dinheiro recebido como chefe de gabinete, pois a lei diz que, no caso de um servidor cedido, tem que ser feita a opção por um vencimento, ficando ele com o salário maior, no caso, o pago pelo TJ.

Vereador de Valença sai em defesa do indefensável

Naldo protestou contra noticias sobre condenação de ex-prefeito e autuação de ex-secretário de Saúde que, segundo o TCU, atestava recebimento de medicamentos não entregues

Para o vereador José Reinaldo Alves Bastos, o Naldo (PMDB), noticiar os fatos que lhe desagradam ou a seus aliados políticos, é maldade. Pelo menos é isso que sugere boa parte do discurso por ele feito na tribuna da Câmara de Vereadores de Valença durante a sessão da noite da última quarta-feira, quando - em defesa do ex-prefeito de Rio das Flores e Valença, Vicente Guedes e do ex-secretário de Saúde, Thiago José Gomes Faria - classificou como maldosas as matérias “Ex-prefeito de Rio das Flores pega três anos por fraude” e “Valença pagou por remédios que nunca recebeu”, veiculadas pelo elizeupires.com e reproduzidas no jornal “Tribuna da Região”, ignorando que Guedes foi condenado pela Justiça Federal e não por um jornal ou um site jornalístico, enquanto que Thiago foi enquadrado pela corte de contas que fiscaliza o uso de verbas federais.

Má gestão deixa Saúde de Valença na UTI

Com cerca de 80 mil habitantes, o município de Valença, no interior do estado do Rio de Janeiro, recebeu - de janeiro de 2013 a junho deste ano - exatos R$ 103.421.197,62 de recursos federais, boa parte disso para o setor de Saúde, mas a realidade verificada nas unidades de atendimento localizadas nos bairros periféricos é a de uma doença que, em se tratando da administração municipal, passou a ser crônica: o abandono. A gestão que usa o dinheiro do setor para terceirizar mão de obra através de um contrato considerado irregular com a Cruz Vermelha, é a mesma que vem deixando faltar até os materiais mais básicos, como luva, esparadrapo e gaze. Medicamento? O que é isso? Assim o paciente já está querendo demais.

O caos na rede municipal de Saúde de Valença vem sendo denunciada desde maio do ano passado, quando o secretário Sérgio Gomes esteve na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos e não explicou nada. Ele reconheceu que a situação era ruim e disse que em setembro as coisas seriam normalizadas. Chegou setembro, passou outubro, novembro, dezembro, entrou 2014, mais um setembro se aproxima e as coisas só vêm piorando, segundo tem sido constatado pelas visitas da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.

Resende poderá ter nova eleição para prefeito

Pleito suplementar será marcado se cassação de Rechuan não for revertida

Os advogados do prefeito reeleito de Resende, Jose Rechuan Junior (PP), só estão esperando a publicação do acórdão com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), para impetrarem um embargo de declaração visando suspender os efeitos da sentença proferida pela corte na última segunda-feira, cassando o mandato do prefeito e do vice, Noel de Oliveira (PDT), por uso indevido dos meios de comunicação. Rechuan permanecerá no cargo até o julgamento do recurso e se perder ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas terá de fazer isso fora do cargo.

Um mandato como trampolim

Dos sete candidatos a deputado por Magé três sonham mesmo é ser prefeito

Nas eleições deste ano sete nomes do município de Magé pediram registro de candidatura a mandatos parlamentares ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mas pelo menos três deles não pretendem esquentar muito a cadeira se eleito forem no dia 5 de outubro, visando mesmo é a eleição para prefeito, daqui a dois anos. Dos sete três são estreantes como candidatos, mas um nem tanto assim: Renato Cozzolino Harb é o nome da família que por muitos anos esteve no poder e agora estaria pretendendo retornar, pelo menos de forma indireta. Filho da ex-deputada Jane Cozzolino e do ex-diretor da Câmara de Vereadores, Jamil Harb, Renato é candidato a deputado estadual pelo PR, mas, os aliados não escondem, é a esperança do clã para 2016, pois não tem pendências com a Justiça nem está na lista negra do Tribunal de Contas. Os outros dois estreantes são a ex-secretária de Governo Sônia Sthoffel, a Soninha (PRB), postulante a uma cadeira na Assembleia Legislativa e o empresário José Augusto Nalin (candidato a deputado federal pelo PMDB), que, afirmam, não estão visando a Prefeitura e sim "uma representatividade para o município".

Ex-vereadores de Valença terão de devolver R$ 220 mil

O Tribunal de Contas condenou 13 ex-parlamentares, um deles já falecido

Treze políticos de Valença - um deles já falecido e um ainda exercendo mandato - foram condenados a devolverem aos cofres da municipalidade R$ 220.836,11. Os ex-vereadores Adair dos Santos, Manuel Augusto da Silva, José Otávio Conceição Soares, Paulo Jorge César, Victor Emmanuel Couto, João Batista Gomes Filho, Gilberto Wilson Lima Monteiro e Deolinda Célia Maia e o vereador Salvador de Souza (atual presidente da Câmara), além do espólio de Joaquim Fernandes de Faria, terão de ressarcir os cofres públicos em R$ 18.558,83 cada um, enquanto que o ex-vereador Aloysio Saulo Maria Beiller foi condenado a devolver R$ 14.035,34 e Pedro Magalhães Graça restituirá R$ 2.653,54.

Araruama tem seis “fichas sujas” na lista do TCE…

...e a Secretaria de Saúde é comandada por um deles

Duas vezes prefeito de Araruama, o comerciante Francisco Carlos Fernandes Ribeiro, o Chiquinho do Atacadão, lidera a lista de ex-prefeitos da região com contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), mas não é o único da cidade apontado como “ficha suja”. O acompanham dois membros da atual gestão, o pai do prefeito interino Anderson Moura, mais um ex-prefeito e uma ex-vereadora.