Coleta de lixo ganha gestão mais sustentável em condomínios

Um projeto que pode auxiliar o poder público municipal na gestão do lixo produzido diariamente nas cidades, a partir de uma iniciativa que tem como ponto de partida os condomínios residenciais. Administradoras, como a Cipa Condomínios, vem buscando soluções através de parcerias com empresas especializadas em coletas seletivas, que implantam uma sistemática própria de recolhimento do material reciclável tornando todo o processo de separação mais simples para síndicos e moradores.

“Esse é um projeto de baixo custo para os condomínios, que pagam menos R﹩ 100 para a implantação dessa estrutura. A parceria com a Minha Coleta, que é uma plataforma tecnológica de coleta e logística, coloca à disposição dos condomínios contêineres, pessoal e a própria separação do lixo. Ou seja, condomínio não tem que se preocupar com a gestão resíduo reciclável”, explica o gerente de Novos Negócios da Cipa, Bruno Queiroz.

Servidores de Itaguaí terão de devolver R$ 3,6 milhões aos cofres da Prefeitura

Total corresponde a recebimentos irregulares

Vinte e três servidores da Prefeitura de Itaguaí receberam em suas contas bancárias valores pagos indevidamente e terão de devolver o total de R$ 3.619.063,44 aos cofres da municipalidade. Determinação nesse sentido foi expedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

Dinheiro também pode ser transferido para conta corrente

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro podem sacar, a partir de hoje (17), a quinta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 29 de agosto. O calendário é organizado em ciclos de crédito em conta e de saque em espécie, de acordo com o mês de nascimento. O saque pode ser feito nas agências da Caixa, lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Na marra não, prefeito

● Elizeu Pires

Alguém precisa lembrar ao prefeito de Miguel Pereira, pequena cidade do centro-sul do estado Rio de Janeiro, André Pinto de Afonseca, o André Português (foto), que ele é chefe de um poder só, o Executivo. Dizer a ele que o Legislativo é outra praia, um poder independente, no qual quem dá as cartas são os representantes eleitos para comporem a Casa.

Encontro de Washington Reis com Michel Temer é visto na Baixada como “busca de ajuda” por conta de julgamento marcado no STF

● Elizeu Pires

Na última segunda-feira (13), o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis e seu irmão, o deputado estadual Rosenverg Reis, ambos do MDB, posaram para foto ao lado do ex-presidente da República, Michel Temer. Divulgou-se que a visita, segundo WR, foi para parabenizar Temer pela intervenção feita por ele na semana passada para "unir os poderes e pacificar o país", mas a razão do encontro, entretanto, segundo se comenta nos ambientes políticos da Baixada Fluminense, seria outra.

Tribunal de Contas do Estado quer saber onde foram parar os postes comprados para o Arco Metropolitano

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras vão ter de explicar ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) o destino dado a 49 dos postes de iluminação fotovoltaica comprados para serem instalados No Arco Metropolitano.

Uma auditoria da corte de contas apontou o extravio de parte dos portes adquiridos em 2014  através de um contrato de R$ 96,7 milhões, que chegou a R$ 114,8 milhões depois de seis termos aditivos. Cada poste, segundo apurou o TCE-RJ, custou R$ 27 mil.

Políticos com contas de gestão rejeitadas e punidos apenas com multa terão candidatura aprovada, assegura novo dispositivo legal

Para o senador Marcelo Castro o projeto separa "o joio do trigo" O Senado aprovou um projeto liberando a candidatura de políticos que tiveram as contas rejeitadas na administração pública e foram punidos apenas com multa. Se a mudança for sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a proibição valerá apenas para casos mais graves, como quando há desvios de recursos públicos e enriquecimento ilícito. "O projeto termina separando o joio do trigo", disse o relator da proposta, Marcelo Castro (MDB-PI). De acordo com ele, ficarão livres da inelegibilidade por oito anos aqueles gestores, como prefeitos, que tiveram as contas rejeitadas apenas por atos formais, por exemplo, a falta de um documento relacionado a uma despesa, sem prejuízo ao erário público.

A proposta foi aprovada anteriormente pela Câmara, ou seja, depende agora do aval de Bolsonaro. Quando a rejeição das contas envolve atos de desvios, enriquecimento ilícito ou dano aos cofres públicos, o político continuará sem poder se candidatar. "Não podemos condenar à morte política, porque são oito anos de inelegibilidade, todos nós sabemos como é dura a vida de um político, simplesmente porque houve um erro formal", disse Marcelo Castro.

Rio das Ostras realiza a maior feira de multimarcas da Região dos Lagos com destaque para a sustentabilidade ambiental

Começa no próximo dia 8 de outubro a maior feira de multimarcas da Região dos Lagos, o Outlet Premium Rio das Ostras. O evento será realizado em uma área na Rodovia Amaral Peixoto, em frente ao Mc Donald´s, no bairro Jardim Mariléa, com descontos de até 70%. A feira vai até o dia 12 de outubro e traz como diferencial a temática da sustentabilidade ambiental.

A intenção, de acordo com a promotora do Outlet, Mariza Gomes, é despertar nos expositores e no público presente a importância da consciência ambiental. Para isso, os lojistas foram orientados a utilizar embalagens sustentáveis e os visitantes serão incentivados a levar sacolas recicláveis para as compras. “É claro que o nosso objetivo também é fomentar o desenvolvimento econômico e estruturar o capital de giro para novos investimentos. Mas, acredito que hoje, nenhum evento se justifica se não tiver processos de sustentabilidade em sua produção”, argumentou Mariza, lembrando que esta será a primeira grande feira a ser realizada em Rio das Ostras desde o início da pandemia.