Ministro anuncia conclusão nas obras na BR-493, pedágio entre Itaboraí e Magé, além de cobrança também na subida da serra, em Guapimirim

Os usuários da Magé-Manilha, trecho da BR-493, já perderam as contas dos começa-e-para das obras na via Os motoristas que seguirem de Itaboraí para Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, passarão a pagar pedágio, assim como os que forem na direção a Teresópolis, com posto de cobrança subida da serra, na altura de Guapimirim. Foi o que disse ontem (30), durante visita às obras da BR-493, o ministro da Infraestrutura Tarcisio de Freitas, que não falou nada sobre o fim da praça de pedágio localizada na BR-116, na altura do bairro Bongaba, extinção tão propagada pelos políticos de Magé. Os dois postos de cobrança estão no novo modelo de concessão que deverá ser licitado em 2022.

Durante vistoria às obras na BR-493 o ministro, segundo informou Assessoria Especial de Comunicação Ministério da Infraestrutura em release enviado ao elizeupires.com, disse que o governo federal está trabalhando "para estruturar uma concessão à iniciativa privada para contemplar o Arco Metropolitano do Rio junto com a BR-116, do Rio de Janeiro para Teresópolis, e também uma extensão da 116/MG até Governador Valadares (MG)".

Casimiro de Abreu: Ação por fraude eleitoral pode derrubar dois vereadores eleitos pelo PRTB

● Elizeu Pires

Eleitos pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) para comporem a Câmara de Casimiro de Abreu, cidade localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, os vereadores Wellington Santos e Leonardo da Rocha Izidoro, Leo da Bomba, são alvos de uma ação judicial com pedido de impugnação do registro de candidaturas dele, que se julgada procedente pode resultar na cassação de seus mandatos.

Saúde de Belford Roxo disponibiliza seis unidades para o teste do pezinho

O exame deve ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê – Foto: Rafael Barreto O teste do pezinho é um exame rápido que tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que possam comprometer a vida da criança. Com este exame é possível detectar cerca de 50 doenças. O importante é que a coleta do sangue deve ser efetuada entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Belford Roxo faz mensalmente cerca de 300 coletas. Normalmente, o horário do teste é de 8h às 11h, de segunda a quinta-feira.

O teste é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e permite identificar diversas graves como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireóide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).

Programa SuperaRJ: Governo do estado realiza parceria com 48 prefeituras

Para agilizar a entrega de mais de 65 mil cartões a beneficiários do programa SuperaRJ, o governo do estado do Rio de Janeiro realiza convênios com as prefeituras fluminenses e 48 municípios aderiram à parceria, que prevê, além da distribuição dos auxílios em equipamentos públicos fixos, a busca ativa, com ligação para os cadastrados e até a entrega em domicílio, em casos específicos. O beneficiado terá acesso ao local de retirada ao consultar o seu CPF no site www.superarj.gov.br.

“A parceria com as prefeituras será imprescindível para ajudar nessa missão importante, de entregar os cartões a famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza e desempregados, pessoas que dependem dessa renda de até R$ 300 para se alimentar. O Estado já tem feito buscas ativas. Já foram realizadas cerca de 10 mil ligações, informando aos beneficiários sobre seus direitos. No total, mais de 100 mil cidadãos já se cadastraram no programa e cerca de 25 mil cartões foram entregues”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal.

Moradores de Queimados querem saber para que serve o Centro Integrado de Segurança da cidade

● Elizeu Pires

Onde funciona e para que serve o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública de Queimados? O órgão, que até a última sexta-feira (23) tinha como secretário o capitão da Polícia Militar Filipe Cardoso de Oliveira, cunhado do prefeito Glauco Kaizer, é desconhecido até por vereadores da cidade, quanto mais pelos moradores de um dos mais violentos municípios do estado do Rio de Janeiro.

Com estoque crítico, Hospital Geral de Nova Iguaçu convoca população para doar sangue

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está com o estoque crítico e precisa de doações de sangue. A unidade, que tem capacidade para atender até 40 doações de sangue por dia, vem recebendo menos de 15 doadores. A queda ocorre com maior frequência neste período de pandemia. São necessárias 600 bolsas por mês para manter o estoque abastecido, porém, a unidade tem registrado uma média de cerca de 350 doações. Os interessados em doar podem comparecer no banco de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Por ser uma das únicas emergências de portas abertas na Baixada Fluminense, referência em trauma e casos de alta complexidade, com pacientes que muitas das vezes necessitam de transfusão, o HGNI precisa garantir as reservas sanguíneas para manter a assistência. O hemonúcleo vem seguindo um rígido protocolo sanitário neste período de pandemia, como o uso de máscara, álcool gel, higienização das mãos ao entrar e deixar a unidade e o distanciamento social, medidas adotadas para dar segurança ao doador e aos funcionários.

Aposta entre políticos da Baixada é de que prefeito de Caxias deve cair na primeira quinzena de agosto com embargo rejeitado no STF

● Elizeu Pires

Washington está pendurado no STF À luz do Direito o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), deveria estar fora do cargo desde maio, quando foi publicado o acórdão de uma decisão tomada, por unanimidade, pela 2ª Tuma do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 16 de março, rejeitando os embargos impetrados pela defesa dele contra uma sentença de sete anos e dois meses imposta a Reis pelo mesmo STF.

Revisão de 170 mil benefícios do INSS começa em agosto

Segurados do antigo auxílio-doença têm prazo para agendar perícia

Cerca de 170 mil segurados da Previdência Social que recebem benefícios por incapacidade temporária – o antigo auxílio-doença – devem ficar atentos para agendar nova perícia médica. Os prazos para fazer o agendamento começam a expirar em agosto. Quem não tomar a providência corre o risco de ter o pagamento suspenso.