Ex-prefeito de Carmo enterrava em sítio dinheiro de propina recebida da empresa que fazia a coleta de lixo na cidade

Elizeu Pires

Prefeito do município de Carmo de fevereiro de 2015 a 31 de dezembro do ano passado, Paulo César Gonçalves Ladeira (foto) foi preso na continuidade da Operação Chorume, deflagrada pela Polícia Civil em apoio ao Ministério Público ontem (29), quando foram presos o empresário Murilo Neves de Moura – um dos donos da empresa Forte Engenharia, que fazia a coleta de lixo no município –, o ex-secretário de Meio Ambiente Ronaldo Rocha Ribeiro e a vereadora  Rita Estefânia Gozzi Farsura, mais conhecida como Faninha.

Interrupção da primeira dose da vacinação de idosos em Itatiaia reforça suspeita de uso da Covid 19 para travar eleição suplementar

Elizeu Pires

Coautor de um extenso comunicado à presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no início de fevereiro, o médico concursado da Prefeitura de Itatiaia, e presidente do Comitê de Crise Covid 19 no município, Márcio Braga, não poupou argumentos para convencer a corte da suspensão da eleição suplementar então prevista para o próximo dia 11 de abril. O documento de 12 páginas, também assinado pelo secretário de Saúde Sérgio Paiva e pelo prefeito interino Imberê Moreira, ao que tudo indica, logrou êxito, já que os desembargadores foram unânimes ao acompanharem o voto do relator Cláudio Dell Orto pelo adiamento, sem data definida para o novo pleito, com parecer favorável, inclusive, do Ministério Público Eleitoral (MPE).

TCE-RJ notifica ex-secretário de Saúde por irregularidades em contratos

Compras de ex-gestor e do subsecretário executivo à época somam dano potencial de R$ 2,3 milhões

 O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) decidiu notificar o ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos (foto) e o ex-subsecretário executivo da pasta Gabriell Neves pela prática de seis irregularidades em contratos emergenciais para aquisição de insumos hospitalares como seringas e equipamentos de proteção individual. As infrações foram verificadas em Auditoria Governamental Ordinária realizada pela Corte de Contas entre 29 de junho e 24 de julho de 2020. Após serem notificados sobre a decisão plenária, emitida durante sessão telepresencial nesta quarta-feira (24/03), os citados terão prazo de 15 dias para apresentar as suas razões de defesa. 

Hospital de Campanha de Nova Iguaçu vai ser aberto dia 3, anuncia o prefeito Rogério Lisboa

O prefeito Rogério Lisboa destaca a importância do hospital modular para uma flexibilização nas medidas restritivas O hospital modular de Nova Iguaçu vai ser aberto no próximo sábado (3). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo prefeito Rogério Lisboa. Com o funcionamento da unidade de campanha o Hospital Geral da Cidade, o Hospital da Posse será desafogado e, afirmou o prefeito, as medidas restritivas em relação às atividades econômicas.

O anúncio foi feito depois de uma reunião entre o prefeito e o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves. Com o nome de Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, entrará em operação com 150 leitos, com a possiblidade de chegar a 300, e permanecerá aberto mesmo após a pandemia, como reserva de leitos.

“Lua de mel” acabou para o prefeito de Casimiro de Abreu: aliados de ontem estariam quase virando adversários

Raposas felpudas da política costumam pregar em seus ensinamentos a máxima de que o “adversário de ontem poder ser aliado amanhã”, mas, ao que parece, o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gildate, falou às aulas, pois, apesar de ele estar há apenas três meses no cargo, está vivenciando o contrário: aliados, inclusive o vice-prefeito Ozilei Alves Moreira, o Lelei da Marmoraria, estariam prestes a pular do barco do governo, podendo ser formado um pesado bloco de oposição.

Alguns aliados estão revoltados com o que chamam de "falta de palavra" por parte do prefeito, que, afirmam, parece estar sofrendo de amnésia. "Para se eleger fez vários acordos de participação política no governo, mas não está cumprindo nada. Está faltando com a palavra inclusive a vereadores, como o próprio presidente da Câmara (Marcos Frese Miller, o Marquinho da Vaca Mecânica)", diz um aliado que está quase virando adversário.

Fiocruz recebe insumos para produção de vacina da Oxford/AstraZeneca

O voo com os insumos chegou na manhã de domingo no Aeroporto do Galeão

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu no início da manhã de hoje (28), no Rio de Janeiro, mais duas remessas de insumo farmacêutico ativo (IFA) suficientes para produzir 12 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, usada na imunização contra a covid-19.  Na última quinta-feira (25), a Fiocruz já havia recebido uma remessa para produzir 6 milhões de doses. Esta semana, está prevista a chegada de uma nova carga suficiente para fabricar 5 milhões de vacinas.

Eleições suplementares só deverão acontecer no fim do ano

E os prefeitos interinos agradecem

Marcadas para o dia 11 de abril, as eleições suplementares de Itatiaia e Santa Maria Madalena, não deverão ser realizadas no primeiro semestre. O adiamento foi aprovado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por conta da pandemia de Covid-19, decisão que prorrogou os governos interinos e jogou um balde de água fria sobre os candidatos a prefeito e vice com chances de vencer a disputa. A estimativa é de que os eleitores dos dois municípios só deverão voltar às urnas em novembro.

Saúde de Nova Iguaçu vai imunizar idosos de 71 e 70 anos e profissionais de saúde acima de 35 a partir desta segunda

A campanha de imunização contra a COVID-19 em Nova Iguaçu será dividida por gênero a partir da semana que vem. Amanhã (29), a Secretaria Municipal de Saúde irá vacinar as mulheres idosas de 71 anos, enquanto na terça (30) será a vez dos homens nesta faixa-etária serem imunizados. Já na quarta (31) serão vacinadas as mulheres idosas com 70 anos, e na quinta (1) apenas homens com 70 anos.

A vacinação também segue para os profissionais de saúde. Na segunda (29) também serão vacinadas  mulheres profissionais de saúde com idade igual ou acima de 40 anos, enquanto na terça (30) serão os homens profissionais de saúde dessa faixa-etária. Já na quarta (31) serão novamente vacinadas as mulheres profissionais de saúde, dessa vez com idade igual ou acima de 35 anos, enquanto na quinta (1) serão aguardados os homens dentro deste grupo de idade.

Carmo: Vereadora, dono de empresa de coleta de lixo e ex-secretário tiveram prisão decretada por crime de corrupção

A vereadora Rita Estefânia Gozzi Farsura, mais conhecida como Faninha (foto) teve a prisão preventiva decretada sob a acusação de corrupção, associação criminosa e prevaricação. A mesma decisão foi tomada contra empresário Murilo Neves de Moura – um dos donos da empresa Forte Ambiental, que faz a coleta de lixo em vários municípios fluminenses – e o ex-secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Rocha Ribeiro. Os três foram presos em operação realizada pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça local, com apoio de agentes da 112ª DP.

As prisões foram decretadas no âmbito de inquérito aberto pelo MP a partir de um áudio, onde ouviam-se três pessoas negociando o pagamento de propina a vereadores do município, para que eles aprovassem uma matéria de interesse da Forte Ambiental.

Eleição suplementar de Itatiaia: suposta manobra de prefeito interino “salva” Almir Dumay de mais um vexame

Elizeu Pires

Considerada por boa parte da população uma manobra política do prefeito interino Imberê Moreira (PRTB) para esticar seu mandato, em nome da Covid 19, a suspensão da eleição suplementar de Itatiaia pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante a sessão da última quinta-feira (25), apesar de não ter sido digerida por muitos, possivelmente servirá de consolo para o ex-prefeito Almir Dumay (PTC), cuja candidatura havia sido indeferida na véspera, dia 24, pelo juiz da 198ª Zona Eleitoral,  Hindenburg Brasil, que acatou um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) baseado numa condenação de Almir de 2016 por improbidade administrativa, quando os direitos políticos do ex-prefeito foram suspensos.