Fantasma derruba vereador em Macaé

Maxwell Vaz foi processado pelo MP que o acusou de manter assessor fantasma em seu gabinete Defensor da moralidade na gestão pública foi condenado por improbidade administrativa

Egresso do PT, o vereador Maxwell Vaz (Solidariedade), é um ferrenho opositor ao governo municipal na Câmara de Vereadores de Macaé, onde se coloca como defensor da moralidade e da transparência na gestão pública, mas uma decisão judicial divulgada agora a pouco pelo Ministério Público sugere que o parlamentar pode ser daqueles que se enquadram na máxima do façam o que eu digo e não o que eu faço. É que Maxwell foi condenado por ato de improbidade administrativa e perda do cargo público, por, segundo denúncia do MP, manter um funcionário fantasma em seu gabinete. Pela decisão do juízo da 2ª Vara Cível do município o vereador terá ainda que ressarcir os cofres municipais pelos gastos gerados pela nomeação do assessor em valor a ser calculado.

Cassados três vereadores em São Pedro da Aldeia

André, Jorge e Luciano serão substituídos por suplentes Decisão atinge ainda o primeiro suplente do PSD

Pelo menos três suplentes de vereador já podem comprar o terno da posse para assumir em São Pedro da Aldeia. É que deverá ser publicado nos próximos dias acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a decisão que confirma a cassação dos vereadores André Luiz Santos, o André de Gilson (PSB), Luciano de Azevedo Leite, o Guga de Mica (PMDB) e Jorge Antônio Lessa Tavares, o Jorginho (PSD). Em substituição a este último quem será convocado é o segundo suplente da legenda, pois o primeiro, Aguinaldo Sodré, também foi atingido pela sentença. Os quatro foram condenados por abuso de poder econômico durante a campanha de 2012 e condenados a oito anos de inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa.

Sabino não é mais o “patrão” na Câmara de Rio das Ostras

Sabino vem perdendo fôlego, apoio e sustentação na Câmara Prefeito perde força com vereadores e “apanha” nas ruas

Faltando oito meses para o fim do seu terceiro mandato como prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos já não impõe respeito a ninguém, inclusive entre o seu próprio secretariado, onde muitos o criticam pelas costas, enquanto outros passam mais tempo se metendo em assuntos da Prefeitura de Casimiro de Abreu que tentando amenizar a situação do governo ao qual deveriam servir. O maior sinal da perda de força do prefeito vem da Câmara Municipal, onde ele sempre conseguiu o que quis, controlando o comportamento da maioria dos membros da Casa. Lá Sabino conta hoje com a obediência de apenas dois vereadores, pois boa parte dos parlamentares resolveu pular do barco e muitos deles já teriam passado para o lado do ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar, pré-candidato a prefeito.

Crise não impede viagem dos vereadores de Japeri

Presidente da Câmara, Cezar Melo faz uma gestão nada transparente Membros da Câmara da cidade mais pobre da Baixada Fluminense passaram um semana fora à custa do povo

A administração municipal de Japeri vem contando centavos para pagar as contas e manter os serviços básicos, fazendo cortes e adequações em contratos por força da queda na receita que vem se acentuando a cada mês, mas parece que isso não incomoda em nada aos vereadores do município, membros de uma Câmara que gasta cerca de R$ 6 milhões ao ano e não se preocupa em cumprir a Lei da Transparência, tornando públicos os seus gastos. Prova disso foi dada este mês, com uma viagem à Brasília, supostamente para participação no 4° Encontro Nacional de Vereadores, realizado nos dias 15, 16 e 17, para um debate sobre a fixação dos subsídios de vereador no período de 2017 a 2020.

PSC vira filial do PT em Silva Jardim

Ex-prefeito estava pronto para embarcar no PDT, mas ganhou Partido Social Cristão de presente

     Réus em processo que apura possíveis fraudes em licitações para compra de peças e consertos de veículos da frota municipal no período entre 2009 e 2012, ação proposta pelo Ministério Público, na qual tiveram as contas bancárias bloqueadas liminarmente pela Justiça, o ex-prefeito de Silva Jardim Marcelo Cabreira Xavier, o Marcelo Zelão e o ex-vice-prefeito e ex-secretário de Educação Fernando Augusto Bastos ganharam mais uma opção de abrigo político. Decididos a pular do naufragado navio petista os dois ganharam de presente o PSC para concorrerem nas eleições deste ano. Marcelo Zelão estava prestes a entrar do PDT e também havia cogitado o PV, mas com a saída dos vereadores Robson Azeredo e Flavio Brito que trocaram a legenda do peixinho pelo PMDB, o Partido Social Cristão foi entregue de bandeja para socorrer os egressos do PT, que poderão confirmar filiação nos próximos dias.

Prejuízo vai virar lucro em Macaé

As composições do VLT de Macaé vai ser transferidas para o governo estadual e passarão a circular no ramal Saracuruna-Magé-Guapimirim VLT adquirido em contrato considerado irregular pelo Tribunal de Contas será trocado por obra de R$ 65 milhões

Sei anos depois de um contrato considerado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado - feito pelo então prefeito Riverton Mussi para aquisição de unidades de VLT (Veículo Leve sobre Trilho) de um metrô de superfície que descarrilou antes mesmo da primeira viagem - alguns vereadores de Macaé resolveram agir, mas não para responsabilizar o ex-gestor pela compra precipitada, mas para supostamente apurar o grau de depreciação das duas composições vendidas pela empresa Bom Sinal Indústria e Comércio, única concorrente de uma estranha licitação que comprometeu, para nada, cerca de R$ 25 milhões. Aparentemente bem intencionada, a primeira vista mostrando zelo com o bem público, a proposta do grupo de oposição teria por trás a tentativa de melar um negócio e tanto para o município, que em troca de um projeto viário orçado em R$ 65 milhões vai entregar ao governo estadual as composições que hoje não tem qualquer utilidade para a população local, já que Riverton fez a compra, mas esqueceu que sem a adaptação dos trilhos e a construção das estações de embarque e desembarque o VLT não serve para coisa alguma.

Ex-prefeito com ficha borrada quer voltar ao poder indiretamente

Riverton decidiu abraçar o pré-candidato Chico Machado Riverton Mussi monta força tarefa para tentar eleger Chico Machado em Macaé

Cheio de pendências com o Tribunal de Contas do Estado e enquadrado pela Justiça Eleitoral na Lei da Ficha Limpa em 2014, o ex-prefeito de Macaé, Riverton Mussi, já sabe que não conseguiria registrar uma eventual candidatura às eleições deste ano e já escolheu a quem apoiar. Ele optou pelo pré-candidato do PDT, o vereador Francisco Alves Machado Neto, o Chico Machado.  A má situação jurídica de Riverton ficou muito clara para ele em 2014, quando sua candidatura a deputado estadual pelo PMDB foi impugnada pelo TRE. Mussi disputou amparado por uma liminar e teve 26.035 votos, mas sua votação (suficiente para deixá-lo na nona suplência) não foi computada.

Prefeito de Magé depõe na Câmara nessa segunda

O prefeito Nestor Vidal diz que vai comparecer e responder tudo o que lhe por perguntado pelos membros da CPI Nestor Vidal diz que vai de peito aberto e que não teme as apurações

Embora o Tribunal de Justiça tenha suspendido os efeitos de todas as sessões realizadas durante o período de recesso pela Câmara Municipal de Magé, pelo menos uma comissão de inquérito está em ritmo acelerado e o prefeito Nestor Vidal está com depoimento marcado para as 9h dessa segunda-feira. De acordo com uma fonte ligada ao Poder Legislativo, tudo indica que, independente da consistência ou não das denúncias, a intenção é mesmo cassar o mandato do prefeito para que o presidente da Casa, Rafael Santos de Souza, o Tubarão, assuma o poder. Ainda de acordo com a fonte, alguns membros da Casa não estariam se sentindo a vontade no processo, mas não retrocederiam numa votação supostamente pelo medo de serem substituídos por suplentes no resto dos mandatos.

Criatura já começa a passar por cima do criador

O nome de Fábio foi tirado do bolso do colete de Antonio, mas o escolhido estaria tentando ler por uma outra cartilha Mal orientado pré-candidato já estaria loteando um governo que ainda precisa de muito trabalho e competência para ser conquistado

Arquiteto do quadro efetivo da Prefeitura de Casimiro de Abreu, atualmente exercendo o cargo comissionado de subsecretário de Obras, Fábio Kiffer da Motta Moreira, foi anunciado no ano passado pelo prefeito Antonio Marcos Lemos, que está no fim do segundo mandato, como pré-candidato à sucessão. Sem qualquer envolvimento político anterior, Fabinho como ele é chamado pelos mais próximos, começou com passos tímidos, mas hoje, revelam aliados preocupados com os rumos que as coisas estariam tomando - segundo eles, por influência de um grupo de Rio das Ostras - tem passado por cima das orientações do seu mentor e estaria mandando mais que o próprio prefeito, inclusive já loteando setores de um possível futuro governo, como a área de comunicação por exemplo, que seria entregue ao controle de um primo, que é dono de uma fábrica de sacos de lixo e de uma empresa de impressão digital e sinalização visual, com o sugestivo nome de Tubarão.

MP abre mais um inquérito contra Quaquá

Quaquá não gosta muito de dar satisfações sobre seus atos Prefeito de Maricá se nega a fornecer informações sobre contratação de obras e serviços, como o contrato de cerca de R$ 30 milhões firmado em 2015 com a empresa Ônix Serviços

Repousam desde setembro do ano passado nas gavetas do gabinete do prefeito Washington Luiz Cardoso Siqueira, o Quaquá (PT) pelo menos 40 requerimentos formulados pelo vereador Felipe Auni (PSD) com pedidos de informações sobre vários contratos firmados pela Prefeitura de Maricá para a realização de obras e prestação de serviços. Como nenhum deles foi respondido o parlamentar recorreu ao Ministério Público que então decidiu abrir mais um inquérito para apurar possível prática de improbidade administrativa.