Itatiaia: Dor de cotovelo pela chefia do Executivo seria combustível para o “tribunal de exceção” na Câmara de Vereadores

● Elizeu Pires

Embora já esteja em seu quarto mandato, o vereador Cristian de Carvalho deverá entrar para o time dos "coronéis de Itatiaia" que não conquistaram a cadeira de prefeito da cidade do Sul Fluminense. É o que profetiza quem acompanha de perto a movimentação na política local, onde o vale-tudo na disputa pelo poder tem incluído "grito" e "marra", desde que o ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, o mais votado, teve sua reeleição anulada pela Justiça Eleitoral em todas as suas três instâncias.

Tribunal de Contas aponta superfaturamento de quase R$ 2 milhões em obra de apenas uma estação do metrô do Rio

O contrato para a construção da estação General Osório, do metrô da capital fluminense foi superfaturado em cerca de R$ 2 milhões. É o que aponta uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Pelo que foi apurado em medições pagas no período de oito meses - entre novembro de 2015 e junho de 2016 - o sobrepreço chegou ao valor de R$ 1.991.851,48 milhão,

O relatório de auditoria governamental embasou a decisão da corte de contas, que deu prazo de 15 dias a quatro servidores da Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (Riotrilhos) e da empresa contratada - dois fiscais de contrato, um diretor de engenharia e um responsável por atestar as medições - para apresentarem defesa ou restituam aos cofres públicos o valor do dano apurado.

Japeri completa um mês de aulas presenciais com 70% dos alunos em sala

Para garantir a segurança dos estudantes, as escolas estão com uso obrigatório de máscara, carteiras demarcadas com distanciamento e recipientes com álcool em gel nos corredores

Para retornar às aulas os alunos precisam apresentar autorização assinada pelos pais ou responsável - Foto: Divulgação/PMJ Um mês que os portões se abriram, os quadros voltaram a ser usados e as salas de aulas ganharam mais cores com a presença dos alunos: são essas pequenas ações que a rede municipal de ensino de Japeri celebrou ontem (25). Com 30 escolas e 4 creches públicas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem 70% dos estudantes participando das aulas presenciais. Os demais alunos, optaram por permanecer no sistema remoto, ou seja, pela plataforma digital.

Dinheiro garantido não assegura construção de ponte em Queimados: Recurso federal para a obra é de R$ 2 milhões

A empresa que já deveria ter iniciado a construção da ponte recebeu mais de R$ 200 mil para construir uma travessia provisória Garantida por dinheiro do governo federal repassado à Prefeitura através de emenda parlamentar, a construção de uma ponte sobre o Rio Camarim, interligando os bairros Ponte Preta e Eldorado, no município de Queimados, na Baixada Fluminense, era para ter sido iniciada há muito tempo, mas a gestão do prefeito Glauco Kaizer não informa nada sobre a obra, abusando da paciência dos moradores das duas localidades que deveriam ser beneficiadas.

O mais estranho é que administração municipal não mostrou ainda nem o contrato que deveria ter sido assinado em setembro com a empresa vencedora da tomada de preços realizada no dia 30 de agosto, a Procec Engenharia, a mesma que meses antes teve emitido em seu favor empenho no valor de  R$ 290.571,00 para instalar no local uma travessia provisória,  do qual aparecem como feitos dois pagamentos que somam R$ 223.502,00, o que pode  ser conferido aqui.

Empresa que tem limpeza em prédios como atividade principal substitui construtora no preparo da merenda escolar em Itaboraí

● Elizeu Pires

De acordo com a sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a empresa Frontier Serviços Especializados tem como atividade econômica principal a prestação do serviço de "limpeza em prédios e em domicílios", mas ela foi declarada vencedora de um processo licitatório realizado pela Prefeitura de Itaboraí para o preparo de merenda para os alunos da rede municipal de ensino, o que resultou no Contrato 028/2021, firmado no dia 11 de novembro com o Fundo Municipal de Educação, pelo valor global de R$ 10,660 milhões e validade de 12 meses.

Deputado cobra urgência no pagamento de salários dos trabalhadores da saúde de UPA em Nova Iguaçu, que registra atrasos de até três meses

O deputado estadual Filippe Poubel (foto) pediu urgência ao governador Cláudio Castro (PL) e ao secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, para o pagamento dos médicos e demais profissionais que trabalham na UPA 24h do bairro Botafogo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. As equipes estão há três meses sem receber os salários. Segundo os trabalhadores, penas parte do salário de setembro foi pago aos médicos, e os vencimentos de outubro e novembro permanecem em aberto.

"É uma covardia o que estão fazendo com esses funcionários da saúde. Muitos vivem só daquele plantão, é falta de respeito trabalhar sem o mínimo, que é a dignidade do salário", afirmou Filippe Poubel, que denunciou o caso no plenário da Assembleia Legislativa.  

Japeri: Melhorias chegam ao bairro Belo Horizonte

Ações serão ampliadas para várias localidades, anuncia o secretário de Obras da cidade

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realizou intervenções emergenciais no bairro Belo Horizonte. As ações fazem parte de um planejamento intensivo de melhorias nos bairros do município, marcados por anos de abandono.

Reconhecimento: Diretor do Hospital da Posse é homenageado em Brasília

Joé Sestello recebeu a Medalha do Mérito Legislativo

Conhecido nos corredores do poder em Brasília por conta das inúmeras vezes que já bateu às portas dos gabinetes pedindo recursos para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse, o médico cirurgião vascular Joé Gonçalves Sestello, diretor-geral do HGNI, esteve nesta quarta-feira (24) novamente à capital federal, desta vez como convidado da Câmara dos Deputados,  para ser homenageado pelos relevantes serviços prestados à população da Baixada Fluminense.

Magé: Prefeitura intervém em abrigo dito ‘filantrópico’ que mantinha internos com transtornos mentais em condições subumanas

A falta de higiene era total na casa que vinha mantendo 26 internos em situação deplorável - Fotos: Secom/Magé A Secretaria de Ação Social de Magé vai assumir, a partir de agora, a administração de uma instituição de assistência dita filantrópica que há anos vinha sendo alvo de denúncias de irregularidades. Trata-se do Instituto Brasileiro de Justiça e Direito Social  Novaes Agra, ex- Casa de Sheilla, que matinha 26 internos com transtornos mentais em condições subumanas. A intervenção do município tornou-se possível a partir de uma decisão tomada pelo juízo da 1ª Vara Cível da comarca local, em ação civil pública impetrada pelo Ministério Público, determinando o afastamento imediato da diretora da organização social, Jomara Vinhaes Fernandes Novaes Agra, responsável pelo que era chamado de abrigo.

Com a medida a administração municipal passar a garantir assistência completa aos internos, assegurando atendimento médico pela Secretaria de Saúde e instalações adequadas aos abrigados. Na decisão judicial foi estabelecido que Jomara desocupasse imediatamente o imóvel onde seu instituto vinha funcionando. "A intervenção foi feita depois de diversas denúncias que o Ministério Público têm recebido há muito tempo, como negligência, falta de suporte e estrutura da instituição. São 26 internos que vivem em condições precárias. Eles viviam isolados e sem tratamento",  explicou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Flávia Gomes.