Cúpula mundial da saúde pede atuação conjunta contra covid-19

Imunização é considerada um bem público global

A Cúpula Mundial da Saúde do G20, grupo dos países mais ricos do mundo, foi encerrada hoje (21), em Roma, com uma declaração destacando princípios e compromissos para uma atuação conjunta em resposta à pandemia do novo coronavírus. O documento, denominado Declaração de Roma, em menção à sede do encontro, defende a ampliação dos esforços conjuntos dos países e do setor privado para incrementar ferramentas de enfrentamento à covid-19, como vacinas, terapias, diagnósticos e equipamentos de proteção individual (EPIs) e o acesso a elas. A imunização contra o coronavírus foi considerada como um bem público global.

Meriti: Ordem Urbana ganha reforço de 33 novos agentes

E convênio permite que policiais trabalhem nos dias de folga recebendo gratificação

O prefeito Dr. João anunciou a adesão ao PROEIS, que vai reforçar a segurança - Foto: Divulgação/Ascom A Secretaria Municipal de Ordem Pública de São João de Meriti entregou à população nesta sexta-feira 33 novos agentes da Coordenadoria de Ordem Urbana. Eles irão atuar no controle do comércio irregular e agir na inibição de pequenos delitos. A solenidade ocorreu na sede da pasta, que fica no Jardim Meriti.

Déficit da previdência dos servidores de Magé será coberto pelo tesouro: Contribuição patronal vai ser de 31% e os funcionários descontarão 14% a partir de agosto

Elizeu Pires

Há anos com uma conta que não fecha, pois tem arrecadado bem menos do que gasta, o fundo de previdência dos servidores da Prefeitura de Magé é um dos mais deficitários do país. A saída encontrada para tapar o buraco é o aumento da contribuição patronal, que será de 31% a partir de agosto. Porém, como isso só não resolve o problema, a alíquota dos funcionários também será maior, subindo de 11% para 14%, "pouca coisa", segundos alguns prefeitos que já fizeram a correção do desconto, 3% que se minimizados pelo poder público, vão deixar o contracheque ainda menor, já que os servidores de Magé estão sem aumento real desde 2014.

Governo do Rio repassa R$ 425 milhões para as prefeituras

O governo do estado do Rio de Janeiro repassou nesta semana R$ 425 milhões para os 92 municípios fluminenses. O depósito feito pela Secretaria de Fazenda refere-se ao montante arrecadado no período de 10 a 14 de maio. Os valores correspondem à distribuição de parte da arrecadação dos tributos IPI, ICMS e IPVA às administrações municipais. O total depositado no mês de maio, até o dia 18, foi de R$ 750 milhões. Desde o início deste ano, ao adicionar as cotas-parte e os repasses relacionados às transferências federais e à receita diretamente arrecadada pelo Estado, os municípios receberam um total acumulado de R$ 6,12 bilhões.

Os depósitos semanais são feitos por meio da Secretaria de Fazenda, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11 de janeiro de 1990. As consultas dos valores dos exercícios anteriores podem ser feitas no Portal do Tesouro do site da Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br).

A partir de convênio com o estado Japeri terá 13 bairros em obras

Parceria com a Prefeitura prevê pavimentação e drenagem em 50 ruas

Um convênio firmado entre os governos estadual e municipal vai beneficiar moradores de 13 bairros de Japeri, município carente da Baixada Fluminense. O pontapé inicial foi dado ontem (20), com a visita técnica feita por uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Sucessão estadual: Prefeito de São João de Meriti pode ser o vice em chapa encabeçada por Claudio Castro

Na procura de um companheiro de chapa para disputar as eleições de 2022, o governador Claudio Castro não vai precisar andar muito. João Ferreira Neto, o Dr. João (DEM), o carismático prefeito de São João de Meriti, reeleito em 2020 com quase 130 mil votos, está sendo indicado para a missão por um grupo influente, do qual faz parte o deputado estadual Valdecy da Saúde. Entende-se que um nome forte da Baixada Fluminense pode dar mais fôlego ao projeto do governador, que tem investido muito na região.

São João de Meriti é o quinto colégio eleitoral do estado do Rio de Janeiro, e o terceiro em número de eleitores na região. Perguntado se topa a parada, Dr. João diz que se for fechado um acordo que beneficie a Baixada como um todo, ele estará dentro.

Itatiaia: Novo titular da Saúde promete transparência e retomada das licitações canceladas pelo ex-secretário preso sob acusação de fraude

Elizeu Pires

O secretário Raphael Figueiredo afirma que fará uma "gestão justa e transparente" Cancelados sem o menor critério pelo então secretário de Saúde Marcus Vinicius Rebello Gomes – que foi preso no dia 29 de abril em operação realizada pelo Ministério Público com apoio da Polícia Civil –, os processos licitatórios que tinham sido abertos para compra de medicamentos e insumos para abastecer a rede municipal de atendimento médico de Itatiaia serão retomados. A informação foi dada ao elizeupires.com pelo médico Raphael Figueiredo Pereira, novo titular da pasta. Raphael prometeu dar um novo rumo ao setor. “A população pode esperar, com certeza, uma gestão justa e transparente, com o objetivo de uma saúde com qualidade ao alcance dos munícipes de Itatiaia”, afirmou.

Critérios confusos para concessão do auxílio emergencial barram até quem tem direito de receber o benefício

Patrícia Raposo, 48 anos, moradora do Rio de Janeiro, já perdeu a conta das vezes em que consultou os aplicativos da Caixa Econômica Federal (CEF) e encontrou informações diversas. Considerada morta no ano passado, ela conseguiu provar na justiça que estava viva para receber o benefício de 2020. Este ano, depois de um longo período de processamento e espera, teve seu pedido aprovado em 27 de abril.

No fim de semana passada, quando começaria a receber, a surpresa desagradável: novo cancelamento. Assim como ela, centenas de beneficiários, especialmente os chamados judiciais, pois estão com ações na justiça, foram negados. Como Patrícia, a maioria dos que foram negados não receberam qualquer justificativa. Entre os principais problemas, o que se vê são processamentos intermináveis, contestações sem resposta e até valores errados.

Escolas do Rio de Janeiro terão liberdade de opinião garantida

Lei estadual garante a livre expressão de pensamentos e opiniões a professores

Foi publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (19) e sancionada pelo governador Cláudio Castro, a Lei 9.277/21 que garante a livre expressão de pensamentos e opiniões a professores, estudantes e funcionários no ambiente escolar. A medida é de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e Carlos Minc (PSB).

Abuso sexual infantil: como identificar, prevenir e combater

Maio Laranja conta com campanhas, lives e cartilha atualizada

Há exatos 48 anos, a pequena Araceli desapareceu em Vitória, no Espírito Santo. Só foi encontrada seis dias depois. Espancada, estuprada, drogada e morta. Seu corpo foi desfigurado com ácido. Os suspeitos foram absolvidos e o crime, arquivado. A data do assassinato ficou marcada e, no ano 2000, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado ontem (18).