Grupo de trabalho visita a região Serrana para acompanhar ações anunciadas no projeto Governo Presente

Um mês após a transferência da sede do governo estadual o para os municípios da Serra, que marcou os 10 anos da tragédia causada pelas chuvas na região, o governador em exercício Cláudio Castro determinou que um grupo de trabalho acompanhe as ações anunciadas durante o programa Governo Presente em Nova Friburgo, Teresópolis, Areal e Petrópolis. Nos últimos 30 dias, diversas ações avançaram, como a recuperação de encostas, pagamento de aluguel social para vítimas da tragédia, início de atendimento a desempregados nas Casas do Trabalhador, limpeza de rios e córregos e inauguração do Polo Cederj, de ensino superior a distância.

Nesta quinta-feira (11), a equipe – formada por técnicos de pastas e órgãos estaduais – e o secretários de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, vistoriam intervenções e lançam a duplicação da ponte de Barra do Imbuí, em Teresópolis. Com investimento de R$ 2,1 milhões, as obras vão melhorar o acesso ao bairro Caleme. Na cidade, o Estado vai anunciar ainda a demolição de sete imóveis ao longo do Rio Príncipe para intervenções ambientais. Outras oito unidades habitacionais já foram demolidas.

Delação de Lucas Tristão pode sepultar pretensões políticas que Witzel ainda diz ter, e deixar muita “gente boa” na mira da Justiça

Elizeu Pires

Ele era apontado como um super secretário, uma espécie de primeiro ministro do governo de Wilson Witzel, mas caiu em desgraça quando achou que estava mesmo com essa bola todo e partiu para o enfrentamento com a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O ele em questão é advogado capixaba Lucas Tristão (foto), atrás das grades desde agosto de 2020.

Bancos vão passar a receber tributos municipais de Magé

Edital de chamamento público de 2017 foi retomado pela Prefeitura este mês

A Prefeitura de Magé está convocando intuições financeiras a participarem do processo de credenciamento para a prestação de serviços de arrecadação de tributos e taxa municipais. A proposta é passar para os bancos a tarefa de receber do contribuinte os valores devidos, com exceção dos débitos já inscritos na Dívida Ativa. O edital, que pode ser visto aqui, está disponível para os bancos interessados.

Ministério da Saúde trava pagamento de R$ 300 milhões às clínicas de diálise dos serviços prestados em dezembro de 2020

A histórica crise financeira enfrentada pelas 800 clínicas de diálise que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país está sendo agravada pela falta de pagamento da Terapia Renal Substitutiva (TRS) executadas no mês de dezembro do ano passado. O montante, que deveria ter sido repassado em janeiro, chega à ordem dos R$ 300 milhões. A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) denuncia a situação, já formalizada por meio de ofício ao Ministério da Saúde, que alega que o processo precisa ser assinado e encaminhado ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) – sem apontar justificativa para o atraso.

O último pagamento efetuado pelo Ministério da Saúde às clínicas de diálise foi em 15 de dezembro referente aos serviços prestados em novembro de 2020, totalizando R$ 280.792.732,39. No entanto, os pagamentos realizados por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), como é o caso, são considerados despesas obrigatórias e, por isso, deveriam ter prioridade. O mais contraditório é que diversos pagamentos FAEC foram liberados em janeiro e fevereiro, mas a nefrologia ficou de fora.

MP cobra na Justiça nomeação de guardas municipais aprovados para Maricá: decisão pode beneficiar 200 candidatos

Está tramitando no Fórum de Maricá ação na qual o Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania (núcleo Niterói), cobra da Prefeitura a nomeação dos 200 candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal, aberto em 2019.

Na representação o MP afirma que "o governo de Maricá sustenta-se, de maneira equivocada, na Lei Complementar n° 173/20 para não realizar as nomeações", e cita, ainda, que "a legislação, que proíbe os entes federativos de aumentar despesas durante a pandemia do novo coronavírus, não se aplica ao caso em questão pois, desde 2019, há planejamento orçamentário para o ingresso dos novos guardas por meio da edição da Lei nº 312".

Ministério Público quer o fim do nepotismo em Magé: Promotoria recomenda que prefeito demita a parentada

Elizeu Pires

Em recomendação ao prefeito de Magé, Renato Cozzolino Harb (foto), a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (núcleo local), aponta para exoneração de quatro secretários municipais, que, segundo o Ministério Público, "se enquadram na hipótese de nepotismo". Nessa situação estão Felipe Menezes de Souza, secretário municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, cunhado do prefeito e a noiva de Renato, Lara Adario Torres, nomeada para comandar a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, além de Samyr Amorim Harb, tio, titular da Secretaria de Infraestrutura.

Prefeitura de Silva Jardim escolhe empresa especializada em venda de peças de automóveis para fornecer máscaras e álcool em gel

Elizeu Pires

A edição número 7 do boletim oficial da Prefeitura de Silva Jardim, datada de 22 de janeiro, veicula uma ata de registro de preços homologada em favor de uma empresa de Minas Gerais que, de acordo com o cadastro dela junto à Receita Federal, tem como atividade econômica principal o comércio de peças e acessórios para veículos.

Termina amanhã prazo para os contribuintes de Belford Roxo pagarem cota única do IPTU com desconto de 10%

Contribuintes de Belford Roxo têm até amanhã (10), para pagar o IPTU 2021 com 10% de desconto em cota única. O contribuinte que não receber o carnê pode procurar o Balcão do IPTU para emissão de segunda via que a Prefeitura disponibilizou. A sala funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ao lado esquerdo da entrada do prédio, na Rua Floripes Rocha 378, no Centro. Outra opção é emitir a guia diretamente no site prefeituradebelfordroxo.rj.gov.br   clicando no ícone “Emissão da segunda via de IPTU”.

 De acordo com o calendário, não optando pelo pagamento da cota única até 10 de fevereiro de 2021, o contribuinte terá as seguintes opções: Desconto de 5% em parcela única com vencimento até 10 de março; Em até dez parcelas mensais e consecutivas, com o vencimento no dia 10 de cada mês, a partir de março de 2021. Mas não haverá desconto.

Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

Preço médio do litro subiu R$ 0,17

A Petrobras anunciou hoje (8) um aumento de cerca de 8% no preço da gasolina a ser vendido pelas refinarias para as distribuidoras. Com isso, o preço médio do litro do combustível subiu R$ 0,17 e passará a ser de R$ 2,25 a partir desta terça-feira (9). Já o óleo diesel aumentou cerca de 6% (R$ 0,13 por litro) e passará a custar R$ 2,24.