Saquarema tem dois “caciques”

Marido da prefeita estaria despachando mesmo sem ser secretário

Barrado no baile eleitoral pela Lei da Ficha Limpa, o ex-prefeito Antonio Peres Alves (foto), ficou de fora da disputa, mas não do poder. Embora não esteja nomeado para o secretariado ele tem sido visto na sede da Prefeitura de Saquarema, despachando e se reunindo com políticos e empresários. Peres é marido da prefeita Manoela Ramos de Souza Gomes Alves, lançada candidata em substituição a ele, que teve o registro impugnado pela Justiça Eleitoral. De acordo com informações de servidores, Peres tem comparecido com freqüência à sede do governo e até comandado reuniões. Segundo alguns vereadores, o município tem agora dois governantes. “Um de direito e outro de fato”, emendam.

Ao invés de cortar, Belford Roxo aumenta despesas

Novo prefeito começa repetindo erros da gestão anterior e vai além: cria mais secretarias

Desde que Dennis Dauttmam assumiu o governo que o município de Belford Roxo passou a gastar mais do que arrecada e o resultado não poderia ser outro: salários atrasados, saúde doente, educação precária, uma cidade imunda e a administração emperrada. Mas se alguém pensou que com a posse do novo prefeito as coisas mudariam logo com o governo que está se iniciando, é melhor não esperar muito. É que apesar de toda pirotecnia com mutirão de limpeza e a fanfarronice em unidades de saúde, o coração da Prefeitura ainda não começou a ser tratado. Muito pelo contrário. Está sendo ainda mais forçado, pois ao invés de cortar despesas para equilibrar as finanças, o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (foto), decidiu aumentar o tamanho dá já gigantesca máquina administrativa, que passa de 28 para 35 secretarias, além de novos cargos e funções gratificadas em quantidades que ainda não estão nada claras.

Tubarão assume e declara compromisso com uma Magé diferente

Rafael foi empossado por Rogério do Vale, que continuará presidindo a Câmara de Vereadores (Fotos: Gerson Peres) Prefeito contará com apoio integral na Câmara de Vereadores

“Vamos continuar avançando. Encerramos 2016 com um saldo positivo apesar da crise financeira. Mantivemos os salários em dia, toda a estrutura da cidade funcionando, concluímos várias obras e outras estão em andamento. Em oito meses conseguimos fazer muitas coisas e a população pode apostar que teremos quatro anos de muito trabalho e conquistas, pois nossa vocação é o trabalho e fazer Magé diferente a nossa meta”. As palavras são do prefeito Rafael Santos de Souza, o Rafael Tubarão (foto), empossado no final da tarde deste domingo na Câmara Municipal, onde já conta com apoio declarado dos 17 membros da Casa, que continuará sendo presidida pelo vereador Rogério do Vale.

Prefeito de Silva Jardim mantém empregado na presidência da Câmara

Roni foi reeleito para mais dois anos no comando da Casa

Mesmo com vários inquéritos no Ministério Público e ações judiciais nas quais é denunciado de prática de irregularidades - aridades, inclusive por fraudes em licitação - , prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre, não sofreu nenhuma fiscalização por parte da Câmara de Vereadores e tudo indica que assim será pelo menos pelos próximos dois anos. É que Anderson conseguiu manter na presidência da Casa um empregado seu, o vereador reeleito Roni Luiz Pereira, o Roni da Alexandre, que obedece também no Poder Legislativo no seu chefe na iniciativa privada. Roni foi reeleito hoje (1) por ampla maioria junto com os vereadores Jazimiel Batista Pimentel, o Miel (vice-presidente), Webster dos Santos Barcelos, o Binho (primeiro secretário)  e Gracil de Araújo (segundo-secretário). O único voto contrário partiu da estreante Ana Kelli Xavier (PR).

Paulo Dames assume Prefeitura e o controle da Câmara

Paulo Dames lançou Rafael e seu grupo já comemora o controle sobre o Poder Legislativo Prefeito de Casimiro de Abreu toma posse devendo mais de R$ 10 milhões ao município

Empossado na manhã de hoje (1), o novo prefeito de Casimiro de Abreu conseguiu emplacar como presidente da Câmara Municipal um afilhado político. Paulo Dames indicou o vereador reeleito Rafael Jardim para comandar a Casa, derrotando o grupo do ex-prefeito Antonio Marcos, que apoiava a candidatura de  Adriano dos Santos. Rafael foi eleito com cinco votos e sua vitória foi assegurada pela mudança de posição dos vereadores Admilson Amaral da Silva, o Bitó e Marcos Miller, o Marquinho da Vaca Mecânica, que haviam declarado apoio a Adriano (que teve quatro votos), mas deixaram o suposto grupo de oposição depois de uma conversa de pé de ouvido com o prefeito.

Ação contra prefeito eleito de B. Roxo esquenta disputa na Câmara

Grupo já começa a pensar em candidatura alternativa

Embora já venha se comportando como reeleito para continuar presidindo a Câmara de Belford Roxo, o vereador Marco Aurélio de Almeida Gandra, o Markinho Gandra (foto), pode tropeçar no próprio pé. É que a tramitação de mais uma ação movida pelo Ministério Público contra Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho e Marcio Canella - prefeito e vice-prefeito eleitos no dia 30 de outubro - pode levar o futuro comandante da Casa a assumir a administração municipal por um período, até que ocorra uma eleição suplementar. Por conta disto um grupo está pensando em lançar a candidatura do vereador Marcio Cardoso Pagniez (PSL) para presidir o Legislativo pelos próximos dois anos, destronando Gandra, que é apontado por alguns vereadores como “individualista” e “arrogante”.

Câmara joga contra os servidores em Casimiro de Abreu

Vereadores se recusam a votar lei que protege a previdência dos funcionários

Com R$ 143 milhões em caixa - R$ 125 milhões a mais do contabilizado no dia 31 de dezembro de 2008, quando Paulo Dames, prefeito eleito no dia 3 de outubro, saiu da Prefeitura - a previdência dos servidores de Casimiro de Abreu está sendo motivo de preocupação para a categoria. Tanto é assim que vários pedidos de informações sobre a aplicação desses recursos foram encaminhados ao Iprev-CA, o que levou o prefeito Antonio Marcos Lemos a convocar a Câmara para votar um projeto de lei que daria aos funcionários o controle da instituição. Porém, orientada pelo vereador Adair Abreu, o Kinha (foto), vice-prefeito eleito que teria interesse pela presidência do órgão previdenciário, a maioria dos membros do Poder Legislativo não compareceu ontem a Casa. Apenas os vereadores Odino Miranda e Luiz Robson da Silva Junior marcaram presença e o projeto de lei estabelecendo que o cargo de presidente do Iprev-CA não seria mais indicado pelo prefeito, mas sim por uma assembléia geral não pode ser votado.

Carlos Augusto promete rigor nos gastos públicos

Prefeito eleito de Rio das Ostras quer ajuda da sociedade para recuperar o município

Embora tenha acumulado desde 2013 uma receita de mais de R$ 2,6 bilhões, o município de Rio das Ostras é hoje o que se pode chamar de terra arrasada e, consciente disto, o prefeito eleito Carlos Augusto Balthazar (foto), avisa que vai precisar da ajuda da população para recuperar o município. Durante a solenidade de diplomação dos eleitos no dia 3 de outubro, conduzida pelo juiz Henrique Assumpção Rodrigues de Almeida, Carlos Augusto destacou o compromisso com o rigor dos gastos públicos num momento em que a cidade passa por uma crise financeira e de gestão. “Sabemos que os desafios serão muitos, mas estamos com muita disposição para o trabalho e, com o apoio da sociedade civil organizada, vamos fazer com que Rio das Ostras volte a ser referência em qualidade de vida no estado”, afirmou.

E a saúde? Vai bem, obrigado!

Os investimentos da Secretaria de Saúde em estrutura física e equipamentos fizeram do atendimento médico e odontológico do município referência na região (Fotos: Vitor Nantes) Casimiro de Abreu amplia rede e vira referência em atendimento

Referência na região, o setor de saúde de Casimiro de Abreu vai fechar o ano com o investimento total de R$ 55 milhões, R$ 18 milhões apenas no último quadrimestre e as ações desenvolvidas a partir de 2009 levaram o município a atingir 100% de cobertura na Atenção Básica. “Apesar das dificuldades financeiras pelas quais passamos, estamos encerrando o ano, o último de nossa gestão, com grandes avanços, sendo exemplos na educação e destaque em termos de saúde pública. Temos agido de forma transparente na aplicação dos recursos dos quais dispomos para governar, atuando dentro do que determina a lei, com visibilidade, fiscalização, avaliação e controle, prestando contas quadrimestralmente na Câmara de Vereadores do montante e das fontes de recursos aplicados”, diz o prefeito Antonio Marcos Lemos, destacando a atuação do administador Edson Mangefesti como secretário de Saúde.