Câmara de Itatiaia não apurou contrato suspeito

A Câmara ainda não teve tempo de apurar, mas sobrou momento de confraternização com o ex-vereador Cristian de Carvalho, apontado como dono, de fato, da empresa que teria sido favorecida Presidente da Casa prometeu investigar suposto favorecimento em licitação, mas nada foi feito até hoje

Em outubro do ano passado o então presidente da Câmara de Vereadores de Itatiaia, cidade do Sul Fluminense, Eduardo Guedes da Silva, o Dudu, prometeu que "com isenção e seriedade" a Casa iria investigar denúncia de suposto tráfico de influência, falsidade ideológica e fraude em licitações na contratação de uma empresa para os serviços de manutenção e limpeza de logradouros públicos em nove bairros, mas passado mais de um ano, nada foi feito nesse sentido. Muito pelo contrário: Dudu e outros membros da Câmara - inclusive o atual presidente, Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho - aparecem em uma imagem abraçados com um ex-vereador que, segundo foi denunciado à época, seria de fato o dono da empresa, que recebeu da Prefeitura mais de R$ 2,7 milhões entre 2011 e 2014, período em que outras duas firmas também faturaram no município prestando, tecnicamente, os mesmos serviços, mas com objeto diferente nos contratos.

Sábado de trabalho nos bastidores em Magé

Nestor Vidal se reuniu com membros da base de apoio ao governo Em pauta realizações programadas para 2016 e estratégias

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, se reuniu neste sábado com membros de sua base de sustentação na Câmara de Vereadores e com a secretária de Governo, Sonia Sthofel. Nestor conversou com os vereadores sobre ações efetivas para o próximo ano, período de eleições que, no entender do prefeito, não pode atrapalhar o programa de trabalho. "Será o último ano de nossa gestão e queremos concluir as ações, os serviços já iniciados e abrirmos novas frentes de trabalho que possam beneficiar a população em um todo", disse o prefeito, assegurando que não pretende deixar nenhuma obra inacabada.

Empresa “fantasma” também faz obra em Resende

O prefeito José Rechuan disse que mandaria auditar a contratação da empresa por parte da Secretaria Municipal de Obras Firma que, segundo investigação do MP, seria de fachada, foi contratada pela Prefeitura. Prefeito prometeu auditar o contrato, porém nada havia acontecido até ontem

Até o final do expediente de ontem a Prefeitura de Resende não havia iniciado a auditoria prometida pelo prefeito José Rechuan Junior no contrato firmado com uma das três empresas que seriam de fachada e estão sendo investigadas pelo Ministério Público, por conta de supostas fraudes em licitações na Câmara de Vereadores. A informação é de uma fonte ligada à Secretaria de Obras, setor ao qual cabe fiscalizar a execução de serviços como o contratado junto à Fox Gestão Empresarial, que, segundo o MP, teria recebido do Poder Legislativo por serviços que não teria prestado. A empresa ganhou um contrato para reformar uma quadra de esportes na periferia da cidade. A Fox e as empresas Omega Desenvolvimento Empresarial e Lotus Tecnologia, segundo o MP, teriam vencido de forma fraudulenta nove licitações, em cujos processos teria ocorrido falsificação de documentos de empresas reais. O esquema, de acordo com a Promotoria de Justiça, teria causado prejuízo de cerca de R$ 900 mil aos cofres públicos.

Corporativismo pode salvar vereadores de Resende

Soraia Balieiro comanda as sessões enquanto durar o afastamento do presidente Jeremias Casemiro Colegas de bancada estariam ajudando a defesa na tentativa de suspender afastamento

Desde a última quinta-feira afastados da Câmara - em decisão do juiz da 2ª Vara Cível de Resende, Hindenburg Kohler Brasil Cabral Pinto da Silva - por conta de uma esquema de corrupção envolvendo ainda 12 servidores da Casa, os vereadores Jeremias Casemiro (presidente), Luiz Carlos de Alencar Besouchet e Ubirajara Garcia Ritton, estariam contando com apoio dos colegas para se manterem nos mandatos, inclusive com ajuda para tentarem suspender no Tribunal de Justiça a decisão juizo local. Pelo menos é essa conclusão tirada de um encontro entre a vice-presidente da Câmara, Soraia Balieiro e os advogados dos três parlamentares, que são réus no processo de improbidade administrativa movido pelo promotor Fabiano Gonçalves Cossermelli Oliveira. O encontro entre Soraia e os advogados aconteceu na noite do dia 29 e uma nova reunião deverá acontecer amanhã. De acordo com o que foi apurado pelo Ministério Público, o esquema de fraude teria sido montado pelo controlador geral da Câmara, Crystian Guimarães Viana, que está preso. Segundo a promotoria, Crystian, que é contador, usava números de CNPJ de empresas inativas e as inseria nos processos de licitação. 

Por voar demais titular da Saúde de Japeri pode cair hoje

Abner Peclat, ou Léo, estaria ficando mais tempo fora do que trabalhando na Secretaria Municipal de Saúde Secretário estaria passando mais tempo em Brasília do que no município ao qual deveria dedicar a maior parte do seu tempo

Se aparecer para trabalhar nessa segunda-feira, Abner Peclat Barboza, mais conhecido como Leo Peclat, já não deverá ser mais o secretário de Saúde de Japeri. É que, desde maio no comando do setor, Peclat estaria marcando mais ponto em Brasília do que no município da Baixada Fluminense, ao qual deveria dedicar a maior parte do seu tempo. De acordo com denúncias feitas na tribuna da Câmara de Vereadores na semana passada, de cada 30 dias do mês, o secretário passaria 20 na capital federal, supostamente fazendo lobby, não em favor de Japeri, mas para Queimados, onde reside e outras cidades, inclusive de outros estados.

Medida anticrise em Rio das Ostras é só corte de serviços

Aluizio dos Santos Junior (Macaé) e Antonio Marcos Lemos (Casimiro de Abreu) fizeram o dever de casa. Alcebíades Sabino preferiu manter a máquina administrativa pesada Sabino não extinguiu cargos nem reduziu número de secretarias

Apesar de uma receita menor a cada mês, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos (PSC), ainda não cumpriu a promessa de reduzir o número de secretarias e diminuir os gastos com a folha de pagamento dos nomeados em cargos comissionados. Os cortes, apontam lideranças comunitárias, estão no atendimento à população, nos programas sociais e até nos serviços essenciais, enquanto na cidade vizinha, Macaé, município com muito mais poder financeiro, já foram extintas 37 secretarias e extinguidos cerca de 1,5 mil cargos comissionados. O prefeito que reclama da crise financeira é o mesmo que não toma medidas efetivas para equilibrar as contas quando se trata de enxugar a máquina administrativa.

Japeri vai enquadrar secretário de Saúde

Titular da pasta estaria se ausentando muito do município

Uma comissão de sindicância vai apurar a atuação do secretário de Saúde de Japeri, Leo Peclat que, de acordo com denúncias feitas na Câmara de Vereadores, estaria se ausentando demais da cidade, deixando de cumprir com suas obrigações para com a municipalidade. O secretário não foi encontrado para falar sobre o assunto, mas a sindicância foi confirmada agora a pouco pelo prefeito Ivaldo Barbosa de Souza, o Timor. “Vamos apurar para não cometermos nenhuma injustiça. Comprovada a ausência continuada, tomaremos as providências cabíveis”, afirmou o prefeito.

Prefeito de Macaé abre mão do salário

Aluizio: "Vou viver com o quer recebo como médico" E sugere que o vice e os vereadores façam a mesma coisa

Em reunião realizada na manhã de hoje na Câmara de Vereadores de Macaé, Aluizio dos Santos Júnior (PMDB), abriu mão do salário de prefeito, como medida de economia para o município. Aluizio afirmou que sobreviverá com o que recebe como médico e sugeriu que o vice-prefeito Danilo Funke (PT) e os 17 componentes do Poder Legislativo façam a mesma coisa pelo menos enquanto durar a crise financeira que afeta todos os municípios brasileiros, mas de forma mais impactante as cidades que recebem royalties do petróleo como produtoras.

Justiça afasta presidente da Câmara de Búzios

Carlos Henrique Pinto Gomes foi afastado da presidência da Câmara e do mandato de vereador Secretário de Serviços Públicos na gestão do prefeito Mirinho Braga, o presidente da Câmara de Vereadores de Búzios, Carlos Henrique Pinto Gomes (PP) foi afastado do cargo. A decisão foi tomada pelo juiz Marcelo Alberto Chaves Villas, em exercício na 1ª Vara da Comarca local, em ação criminal movida pelo Ministério Público. Carlos Henrique foi afastado também do mandato de vereador e será substituído pelo suplente Adiel da Silva Vieira, que vai ser convocado na próxima semana. A presidência do Legislativo passará a ser exercida por Gelmires da Costa Gomes Filho, o Gugu, atual vice-presidente.

O afastamento do presidente se deve a um processo por crime continuado de fraude em licitação e formação de quadrilha. Carlos Henrique já havia sido condenado a três anos e nove meses de reclusão, junto com o ex-secretário de Planejamento Rui Borba Filho e três ex-membros da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura. Eles foram denunciados pelo Ministério Público sob a acusação de beneficiarem a empresa Mega Engenharia em uma concorrência para coleta de lixo e varrição de ruas, ocorrida em 2009.