Cláudio Castro apresenta plano de governo para 2021 na Alerj

Governador afirmou que lutará para que o PCCS da Saúde seja implementado ainda este ano

O governador em exercício, Cláudio Castro (foto), esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) durante a abertura do novo ano legislativo. Em sessão solene, realizada ontem (2), Castro apresentou as principais ações do plano de governo para 2021, e afirmou que um dos objetivos de sua gestão é a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Saúde, instituído pela Lei 7.946/18, uma demanda de mais de dez anos dos servidores da Saúde. "Aqui, deixo os meus mais profundos e sinceros agradecimentos a todos profissionais de Saúde de nosso Estado, que de forma heróica vêm se dedicando a salvar vidas. Quero reiterar meu compromisso de até o final deste mandato e, se Deus quiser, até o fim deste ano, instituir o PCCS da Saúde", afirmou Castro.

Com mais votos que na primeira eleição, André Ceciliano é mantido na presidência da Assembleia Legislativa

Elizeu Pires

Com 64 votos favoráveis, três contras e duas abstenções, o deputado André Ceciliano (foto), do PT, foi reeleito na tarde desta terça-feira (2) presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Contabilizados os votos, André disse que vai garantir espaço a todas as bancadas.

Itatiaia: Para escapar de possível condenação penal candidato a vice-prefeito faz acordo com o Ministério Público e admite fraude

Elizeu Pires

Candidato a vice-prefeito de Itatiaia na chapa do então prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, o ex-vereador Sebastião Mantovani, mais conhecido como Jabá (foto), compareceu na sede da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, em Resende, onde aceitou os termos de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) oferecido pelo Ministério Público. O ANPP é previsto no artigo 28-A do Código Processual Penal, desde que "tendo o investigado confessado formal e circunstancialmente a prática de infração penal sem violência ou grave ameaça e com pena mínima inferior a 4 (quatro) anos". Na prática, o político trocou o risco de ir parar na cadeia pelo pagamento de cinco salários mínimos a uma entidade pública ou de interesse social a ser indicada pelo MPRJ.

Haveria mais que sujeira no lixo? Colaboração de empresário do setor com o MP em esquema de corrupção na Prefeitura do Rio estaria causando insônia em políticos da Baixada Fluminense e do interior

Elizeu Pires

Há tempos que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro vem alertando os gestores públicos para a necessidade de dar mais transparência aos contratos firmados para prestação dos serviços de coleta de lixo e varrição. Mais que isso, o TCE-RJ tem fechando o cerco aos editais esquisitos que acabam barrados na Corte de Contas, se convertendo naquilo que muitos nas administrações públicas queriam: motivo para fazer contratos emergenciais, inicialmente com validade de três meses, mas estendidos por anos com termos aditivos nada transparentes, firmados mais para garantir que os serviços continuem sendo prestados sem licitação, que pelo real interesse público.

Prefeito do desemprego: política tacanha de Diogo Balieiro estaria contribuindo para a perda de postos de trabalho em Resende

Elizeu Pires

Embora reeleito com 82,57% dos votos, o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (DEM), começou o segundo mandato sem motivos para comemorar quando o assunto é a geração de emprego e renda na cidade, uma das mais combalidas do Sul Fluminense em relação ao desemprego.  Para se ter uma ideia do tamanho do problema, em junho de 2020 a Princesinha do Vale já contabilizava quase 900 novos desempregados, um saldo negativo de quase 500 postos de trabalho, uma vez que, no mesmo período, aproximadamente 400 trabalhadores conseguiram colocação no mercado de trabalho formal, segundo informações do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged).

Alerj elege nova mesa diretora nesta terça-feira

Sessão presencial vai ser aberta às 14h30

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza amanhã (02) a abertura dos trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura com a presença do governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. A abertura acontece a partir das 14h30, quando o governador apresenta o Plano de Governo para 2021. Em seguida, às 15h, o presidente André Ceciliano inicia a sessão preparatória e posterior eleição dos membros da nova Mesa Diretora da Alerj para o biênio (2021/2022). O evento será semipresencial e terá transmissão da TV Alerj.

Foragido há quatro anos, ex-prefeito de Trajano de Moraes é preso em apart-hotel de luxo na Zona Sul do Rio

Afastado do cargo desde 2007, quando foi preso na Operação Sanguessuga, da Polícia Federal,  o ex-prefeito de Trajano de Moraes, Sérgio Eduardo Melo Gomes, ex-prefeito de Trajano de Moraes , foi preso ontem (31), em um hotel de luxo, no Leme, Zona Sul da Capital fluminense.

Sergio estava foragido há quatro anos, e contra eles tinham sido expedidos quatro mandados de prisão. Ele foi preso por agentes da 81ª DP (Itaipu). Sergio Melo Gomes foi investigado pela prática de crimes de superfaturamento de compras e contratação irregular com organização social. Contra ele tem duas sentenças condenatórias.

Vai começar amanhã a segunda etapa de vacinação contra a covid-19 em Nova Iguaçu: Profissionais de Saúde e pessoas com 60 anos ou mais e de diferentes áreas serão imunizados em unidades municipais

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu iniciará amanhã (1º) uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. O público-alvo segue sendo os profissionais da saúde, mas desta vez o foco é imunizar pessoas com 60 anos ou mais e de diferentes áreas.  A vacinação para este público acontece até quinta-feira (4) nas Unidades Básicas de Saúde de Paraíso, Vila de Cava e Austin, na Policlínica de Miguel Couto e nas Clínicas da Família Odiceia Morais, no Centro, e Emilia Gomes, em Comendador Soares. O atendimento é de 8h30 às 16h.

Poderão ser vacinados médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários, técnicos de laboratório, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de radiologia, técnicos de higiene bucal. Para isso, os profissionais precisarão apresentar a carteira de seus conselhos dentro da validade e que, portanto, estejam aptos a desempenhar suas funções profissionais.

Eleição para presidência da Câmara dos Deputados será segunda-feira em sessão presencial e com voto secreto

Na segunda-feira (1°), os 513 deputados se no reúnem para definir quem será o novo presidente da Câmara dos Deputados para os próximos dois anos. A eleição para suceder o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está prevista para iniciar as 19h. O pleito será presencial e o voto é secreto. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Até o momento, nove deputados concorrem ao cargo, dois concorrendo por blocos partidários, dois candidatos de partidos e cinco candidaturas avulsas. Novas candidaturas podem ser apresentadas até o dia da eleição.