E aí, mageenses, preparados para votar ?

Elizeu Pires

O juízo da 110ª Zona Eleitoral deverá entregar na Câmara de Vereadores de Magé, ainda nessa semana, ofício comunicando a cassação do registro de candidatura da chapa Núbia Cozzolino/Rozan Gomes e determinando a posse do presidente da Câmara como prefeito interino. Isso não vai mudar nada, porque o presidente, Anderson Cozzolino, já está na cadeira de prefeito.

CRT faz muito mal a Magé

Elizeu Pires

Uma carreta que transporta mercadorias até o centro de Magé vai pagar uma tarifa de R$ 67,20 na praça principal de pedágio da Concessionária Rio Teresópolis (CRT). Quem você acha que arcará com essa despesa extra? Por conta dessa tarifa absurda a transportadora aumenta o valor do frete e esse é embutido no preço final da mercadoria e quem acaba arcando com isso é consumidor que mora em Magé. Essa conta, não importa de que forma seja feita, será sempre paga pelo mageense, “premiado” com três postos de cobrança e a quem cabe apenas o direito de pagar.

Coisa de louco…

Elizeu Pires

Recebi, nas últimas horas, 53 mensagens indagando sobre a possibilidade de a eleição suplementar realizada em Magé ser anulada. A indagação é tão absurda que vinha me negando a falar sobre ela, mas descobri que mais absurdo ainda é o fato de a família que governava o município estar por trás disso, espalhando pelas esquinas que a eleição de Nestor Vidal será anulada e que Anderson Cozzolino voltará ao poder. Sabem quando isso vai acontecer? Quando o sargento Garcia conseguir prender o Zorro.

O que eles entendem como absurdo?

Elizeu Pires

“Vou buscar respaldo na lei e reunir vereadores para intervir contra esse absurdo”. Essa declaração foi dada ao jornal Extra de hoje pelo o presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Anderson Cozzolino, o Dinho, falando sobre a retirada do nome Cozzolino da fachada das escolas. Vejam bem o que ele falou: “esse absurdo”. Amigos, Dinho, que foi prefeito até o dia 9 de agosto está condenando o cumprimento de uma sentença judicial. Quem mandou que os nomes fossem retirados foi o Poder Judiciário e aí vem o presidente da Câmara dizer que o prefeito Nestor Vidal está cometendo um absurdo.

FFM Terra recebia até três vezes por mês

Elizeu Pires

A FFM Terra, empresa favorita da Prefeitura de Magé na locação de caminhões, máquinas e prestação de outros serviços, chegava a receber até três pagamentos por mês. Investigada pelo Ministério Público por suspeita de licitações fraudulentas e pela denúncia de que operaria no município em parceria com o ex-prefeito interino Anderson Cozzolino, o Dinho, que está volta à presidência da Câmara de Vereadores, a empresa é controlada pelo empresário Fábio Figueiredo Morais, o Fabinho e teria faturado cerca de R$70 milhões nas gestões de Núbia Cozzolino, Rozan Gomes e Anderson Cozzolino. Só em dois contratos assinados em 2010 e fevereiro desse ano o valor passa R$40 milhões.

Sobre a polêmica da posse

A título de colaboração, no sentido de que a Câmara de Vereadores de Magé e seus honrados membros não venham passar outra vergonha a nível nacional, informo que não cabe ao presidente dessa Casa, Leonardo Franco Pereira, o Leonardo da Vila, determinar a data da posse do prefeito eleito Nestor Vidal.

Quem define isso é o Poder Judiciário. Ele apenas cumpre e ponto final. Dizer que o prefeito só será empossado no dia 30 de setembro é pretender dizer assim: “Aqui quem manda `é nóis´ e vai ser no dia e na hora que quisermos”.

Um raro momento de lucidez

Elizeu Pires

Quem leu O Globo desse domingo percebeu na matéria “Cozzolândia com os dias contados”, um raro momento de lucidez da ex-prefeita Núbia Cozzolino, quando ela afirma que a família não vai lançar candidato a prefeito em 2012. Sua fala sugere um recuo estratégico. Ela diz que os Cozzolinos vão se preparar para lançar candidatos nas eleições de 2014 (para deputado federal e estadual) e em 2016 (a prefeito e a vereadores). O que ela quis dizer mesmo é que a vitória fragorosa da oposição, com uma diferença de quase o dobro dos votos dos outros cinco candidatos juntos, mostrou que o castelo foi derrubado e que Magé não é a fazenda de sua família e a Prefeitura não é a casa grande.

TSE rejeita dois recursos contra eleição em Magé

Vocês se lembram que eu publiquei aqui que o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Franco Pereira, o Leonardo da Vila, havia afirmado que não impetraria mais nenhum recurso contra a eleição marcada para este domingo pelo TRE? Pois é, ele não cumpriu com a palavra.

No dia 22 o procurador geral da Câmara, Fernando Abrahão, entrou com uma ação cautelar para tentar evitar o pleito, mas como das outras vezes se deu mal. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, rejeitou o recurso. Também hoje (29) o TSE, com decisão do mesmo ministro,  negou seguimento à ação cautelar proposta em nome do ex-prefeito  Rozan Gomes da Silva, ficando mantida a eleição suplementar de domingo.

Corrupção impune em Silva Jardim

Agiotagem com dinheiro público denunciada em 2001 ainda não foi punida

Com pouco mais de 20 mil habitantes, Silva Jardim, é, ao lado de Magé, Maricá e Nova Iguaçu, um dos municípios mais marcados por denúncias de corrupção. As evidências de desvio de dinheiro público, irregularidades processos de licitação e contratação de funcionários fantasmas surgiram nas gestões dos prefeitos Antônio Carlos Lacerda, Elmary Nascimento e Augusto Tinoco, foram denunciadas pelo Ministério Público e causaram, inclusive algumas prisões como a de Augusto Tinoco. O primeiro escândalo foi “batizado” de Buraco Negro e explodiu em janeiro de 2001, tão logo o ex-prefeito Augusto Tinoco assumiu o cargo.