Cúpula do G7 começa a se reunir e presença do presidente Lula gera expectativa por tarifa dos EUA e veto à carne pela EU

O último encontro do qual Lula participou foi o G7 Itália - Foto: Ricardo Stuckert / PR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, a partir desta segunda (15), da Cúpula do G7, que acontece este ano na cidade de Évian-les-Bains, na França. O fórum sete das maiores economias industrializadas do planeta, e esta é 10ª vez que Lula participa deste encontro, ao longo de seus três mandatos. São membros plenos do grupo: Canadá, Estados Unidos (EUA), Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Japão. A União Europeia (UE) também participa como membro institucional.

A ida de Lula acende a expectativa para possíveis interações com o presidente dos EUA, Donald Trump, em um momento de novo tensionamento entre os dois países, duas semanas após o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) indicar a taxação de 25% sobre parte das importações brasileiras.

IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio

Aprovados irão atuar no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para contratação temporária de pessoal para as atividades do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.

Com 67 mil novas habilitações no Rio de Janeiro em 6 meses, cidadãos já economizaram R$ 125,5 milhões com gratuidade do curso teórico para CNH

Em todo o país, total de novas emissões supera 1,33 milhão, maior número de carteiras emitidas para o período desde 2014 – Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes Os moradores do Rio de Janeiro economizaram mais de R$ 125,5 milhões na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), desde dezembro de 2025, com a gratuidade do curso teórico disponibilizado pela plataforma CNH do Brasil, do Ministério dos Transportes. No período, 214.383 formações sem custo foram realizadas na unidade da Federação.

 Antes da nova política, o curso teórico – etapa obrigatória do processo de habilitação – custava, em média, R$ 585,75 no Rio de Janeiro. A medida representa redução direta de custos para a população e amplia o acesso à primeira habilitação. Em todo o país, os brasileiros já economizaram R$ 2,12 bilhões com a iniciativa.

Ex-prefeito de Araruama vai responder por suposta violência política de gênero

Reprodução Denunciado pelo Ministério Público, o ex-prefeito de Araruama, Francisco Carlos Fernandes Ribeiro, o Chiquinho da Educação (foto), vai responder, junto ao juízo da 92ª Zona Eleitora, por suposta prática de violência política de gênero. A denúncia tomou como base declarações feitas por ele durante um comício de campanha, em 3 de setembro de 2024, entendidas como de “teor sexual e discriminatório”, a ex-vereadora Maria da Penha Bernardes, que naquele ano concorria ao cargo de prefeita.

Segundo a acusação, as falas do ex-prefeito foram registradas em vídeos que circularam nas redes sociais e incluíam expressões consideradas ofensivas, entre elas a referência a "ficar molhadinha". Para o Ministério Público, a manifestação teve o objetivo de constranger e humilhar a candidata em razão de seu gênero, configurando, em tese, o crime previsto no artigo 326-B do Código Eleitoral.

Sisan 20 anos: 9,8 milhões de pessoas na região Sudeste deixaram de passar fome entre 2022 e 2024

Foto: Lyon Santos / MDS Cerca de 9,8 milhões de pessoas na região Sudeste deixaram de passar fome entre 2022 a 2024, segundo a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Outras 29,7 milhões de pessoas saíram de algum nível de insegurança alimentar e nutricional (InSAN) e alcançaram a situação de segurança alimentar e nutricional (SAN). No período, a InSAN grave se reduziu de 13,1% para 2,3%, enquanto o percentual de domicílios que passaram a viver em segurança alimentar e nutricional subiu de 45,4% para 80,3%. O levantamento compara dados da Rede Penssan de 2022 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2024.

A Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome (SECF) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) reforça que tais resultados refletem os efeitos da retomada e do aprimoramento, desde 2023, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que completa 20 anos em 2026.

MP promove palestra sobre prevenção à evasão escolar e proteção de crianças e adolescentes em Tanguá

Foto: Divulgação/MPRJ O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) promoveu, nesta quinta-feira (11), uma palestra para pais e responsáveis de alunos da Escola Municipal Professora Dearina Silva Machado, em Tanguá, região metropolitana do Rio, com o objetivo de fortalecer a parceria entre família, escola e rede de proteção na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A atividade foi conduzida pela promotora de Justiça Rhamile Sodré, titular da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Itaboraí, que abordou temas como evasão escolar, violência no ambiente escolar, influência do tráfico de drogas sobre adolescentes, responsabilidades parentais e a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos.

Ministério Público aciona a Justiça por redução de cargos comissionados na Câmara de Nilópolis

Reprodução A 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Iguaçu ajuizou uma ação civil pública para que a Câmara Municipal de Nilópolis substitua ocupantes de cargos em comissão que não exerçam funções de direção, chefia e assessoramento, por servidores concursados. A ação aponta que vários funcionários ocupantes de cargos em comissão exercem, na prática, funções técnicas, operacionais ou burocráticas desvirtuadas da finalidade constitucional dos cargos, que devem ser ocupados por servidores efetivos.

A ACP destaca que, de acordo com informações prestadas pela própria Câmara, dos 114 funcionários da Casa Legislativa, 97 são comissionados e apenas 17 efetivos. Apesar de os cargos em comissão possuírem previsão legal expressa, informações encaminhadas pela Câmara e depoimentos prestados por alguns dos servidores comissionados à Promotoria apontaram que a atribuição de determinados cargos é ampla e genérica, não evidenciando conteúdo de direção, chefia ou assessoramento, mas atividades típicas de cargos administrativos permanentes, como supervisão, redação de expedientes e atuação em procedimentos internos.

Prefeito de Casimiro de Abreu mantém no cargo secretário investigado por duplo homicídio cometido em Rio das Ostras

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução Alvo da Operação Falso Xerife, realizada no último dia 3 pelo Ministério Público, o subtenente da Polícia Militar, Paulo Fernandes Carvalho Gomes (foto), continua exercendo o cargo de Secretário de Segurança em Casimiro de Abreu, função para qual foi recentemente nomeado pelo prefeito Ramon Gidalte. Mais conhecido como Carvalhão, o secretário foi vereador em Rio das Ostras até 31 de dezembro de 2024.

Municípios que não prestaram contas sobre emendas Pix  terão de pagar multa diária sobre valor recebido

Foto: Gustavo Moreno/STF O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a aplicação de multa diária de 1% sobre o valor de cada emenda parlamentar recebida por estados e municípios que não apresentaram planos de trabalho, complementação de cadastros ou entrega de relatórios de gestão de recursos oriundos de “emendas Pix” destinadas à realização de eventos de 2020 a 2024. 

A multa, que abrange todos os entes inadimplentes no âmbito do Ministério do Turismo, deverá valer até que sejam apresentados os planos de trabalho (ou complementados os já cadastrados) e os relatórios de gestão na Plataforma Transferegov.br.

Rio recebe três tomógrafos e novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no Sistema Único de Saúde

Entrega integra ação nacional do Ministério da Saúde que prevê 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos em todo o país, com investimentos superiores a R$ 546 milhões – Foto: Divulgação/MS O Rio de Janeiro será contemplado com 20 combos cirúrgicos e três tomógrafos dentro das ações do Novo PAC Saúde, em uma entrega nacional que teve nova etapa de contratos assinada no último dia 3 pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Nesta fase, o Ministério da Saúde prevê a aquisição de 150 novos combos cirúrgicos e 20 tomógrafos. Ao todo, serão entregues 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos, destinados a 185 municípios em todos os estados do país, com investimento de R$ 546 milhões. No estado, o investimento total é superior a R$ 34 milhões.

Em todo o país, os combos viabilizam a realização de 428 mil cirurgias eletivas por ano e contribuem para a redução das filas e do tempo de espera por procedimentos especializados, além de promover a modernização tecnológica da rede pública de saúde.