Caixa-preta esconde as contas da previdência de Rio Bonito

Servidores ficaram sem representação no órgão e não tem como fiscalizar as finanças

A quantas andam as finanças do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Rio Bonito (Iprevirb), qual o tamanho dá dívida da Prefeitura com órgão, de que forma o parcelamento do débito feito na gestão do prefeito Luiz Alves Antunes está sendo pago ou até mesmo se está sendo quitado pela prefeita Solange de Almeida, são perguntas feitas pelo sindicato dos servidores e não respondidas pela administração municipal, que desde dezembro do ano passado vem controlando o instituto com uma diretoria nomeada pela prefeita, que não presta contas aos funcionários do município. Os servidores temem pelo futuro, pois é do Iprevirb que sairão seus proventos depois que se aposentarem. Para isso é descontado dos contracheques 11% dos vencimentos a título de contribuição previdenciária, mas denúncias dão conta de que a contribuição patronal não estaria sendo repassada com regularidade há pelo menos cinco anos e que o débito acumulado estaria com parcelas atrasadas.

Concursados de Meriti preparam manifestação por convocações

Protesto contra interrupção das chamadas será dia 10 

Acontecerá no próximo dia 10, a partir das 14 horas, em frente a sede da Prefeitura de São João de Meriti, a manifestação preparada pelos candidatos aprovados fora do número de vagas oferecidas no do concurso realizado em 2011, contra a decisão do prefeito Sandro Mattos de suspender as convocações embora exista, só na função de professor II, um déficit de pelo menos 1.200 profissionais. Segundo revelam alguns aprovados, o prefeito está optando por manter nessas vagas professores contratados temporariamente através de indicações de vereadores da base aliada.

Vereadores “amarelam” e esquecem CPI da Águas de Juturnaíba

 “Conselho” do presidente da Alerj seria a causa do recuo

 Nenhum passo foi dado até agora pelos vereadores dos municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim para a formação de três comissões de inquérito, uma em cada câmara, para apurar a renovação - sem o crivo do plenário do Legislativo das três cidades - dos contratos de exploração dos serviços de água e esgoto pela Concessionária Águas de Juturnaíba, controlada pelo Grupo Águas do Brasil. Embora a concessão seja estadual é necessário a formalização de contratos em separado com os três municípios e esses só podem ser assinados após a apreciação dos vereadores. A renovação, por mais 25 anos, foi assinada pelos prefeitos André Monica (Araruama), Franciane da Conceição Gago (Saquarema) e Marcelo Zelão (Silva Jardim) em 2012, apesar de a concessão dada à concessionária ser válida até 2023.

Vereador assusta funcionários em Magé

Carlinhos da Ambulância chegou cheio de autoridade no depósito da Prefeitura

Funcionário de carreira do município de Magé, o vereador Carlos da Silva Ferreira, o Carlinhos da Ambulância (PSDB), parece ter esquecido o período de dificuldades vivido na gestão da prefeita Núbia Cozzolino, quando teve de ser auxiliado por seus colegas servidores, inclusive com cestas básicas que muito lhe ajudaram no tempo das “vacas magras”. Pelo menos foi isso que ele demonstrou na última quinta-feira, quando, a pretexto de exercer seu direito de fiscalizar, chegou gritando no depósito da Prefeitura, localizado no bairro Piedade. De acordo com alguns funcionários lotados na unidade, o vereador teria cometido abuso de autoridade, exigindo que todos se identificassem e que os chefes dos setores que funcionam anexo ao depósito lhe entregassem os nomes completos e matrículas dos funcionários, como se tivesse autoridade para isso.

MP apura cabide de emprego na previdência de Rio Bonito

Prefeita destitui diretoria na marra e nomeia apadrinhados para o comando, entre eles um advogado que já tem cargo de confiança na Câmara de Itaboraí e não poderia ser nomeado novamente

Funcionário de carreira da Câmara Municipal de Rio Bonito, o advogado José Antonio Cardoso, conhecido na cidade como Noslem, foi nomeado pela prefeita Solange de Almeida para o cargo de diretor administrativo financeiro do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Rio Bonito (Iprevirb), o que não poderia ter acontecido, uma vez que ele exerce cargo de confiança na Câmara de Itaboraí. Os dois cargos comissionados são de dedicação exclusiva e, de acordo com a lei, não podem ser acumulados. José Antonio - que é um dos 24 “passageiros” embarcados no “trem da alegria” criado pela prefeita na estrutura do Iprevirb - foi nomeado primeiro na Câmara de Itaboraí, o que também não poderia acontecer sem que ele estivesse sido colocado à disposição daquela Casa pela Câmara de Rio Bonito. Hoje, mesmo que essa disponibilidade tenha sido oficializada, ele terá de optar por apenas um cargo, uma vez que suas funções, tanto em Rio Bonito como em Itaboraí, são de dedicação exclusiva. O advogado que se pressupõe ser um conhecedor das leis, poderá ser processado por improbidade administrativa.

Portarias da ditadura caem em Rio das Ostras

Presidente da Câmara queria cercear trabalho da imprensa e impedir filmagens na Casa

Quarenta e oito horas após o elizeupires.com ter denunciado o autoritarismo do presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, Alzenir Pereira de Mello, o Nini, que baixou duas portarias cerceando o trabalho dos jornalistas e impedindo que as pessoas que fossem à Casa assistir as sessões entrassem com telefones celulares, câmeras e tablets, ele voltou atrás e revogou as portarias 010/2014 e 011/2014, publicadas no último final de semana.  A decisão foi tomada na noite de ontem, depois de um dia inteiro de tentativas infrutíferas de justificar o ato antidemocrático por ele adotado, segundo servidores da Câmara, por influencia de um grupo de advogados de fora da cidade que passou a atuar na Casa depois que Alzenir assumiu o comando do Poder Legislativo.

Contratos com a Multiprof deixam Quaquá em maus lençóis

Depois de multas no TCE, inquérito no Ministério Público

Multado em junho do ano passado por conta de irregularidades em contrato firmado em 2011 com a Cooperativa Multiprofissional de Serviços (Multiprof), no valor de R$ 3 milhões e novamente na semana passada por outro contrato com a mesma Multiprof - este de R$ 906 mil -– o prefeito de Maricá, Washington Luiz Cardoso Siqueira, o Washington Quaquá (PT), vai ser alvo de mais um inquérito no Ministério Público, por suspeita de fraude nos dos contratos, firmados para fornecimento de mão de obra para o setor de saúde.

O futuro de presente para Casimiro de Abreu

Zona de Negócios vai gerar cerca de cinco mil empregos diretos e outros tantos indiretos. São mais de três milhões de metros quadrados com completa infraestrutura

O futuro dos jovens de Casimiro de Abreu, ao que tudo indica, será bem melhor que o presente do seus pais. Eles - talvez já a partir de 2016 - não precisarão deixar a cidade em busca de trabalho, pois um amplo mercado está sendo preparado bem próximo deles. Os que cursam universidade nos municípios vizinhos e os que estão aprendendo uma profissão nos cursos oferecidos através da Secretaria de Trabalho e Renda vão ter, a poucos minutos do centro da cidade, um polo industrial com capacidade para 90 empresas e condições de gerar pelo menos cinco mil empregos diretos e outros tantos indiretos. É a Zona Especial de Negócios (ZEN), três vezes maior que a de Rio das Ostras, que opera hoje com 29 empresas.

Justiça cassa o primeiro dos três vereadores pendurados em Magé

Domingos foi condenado por abuso de poder econômico

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), divulgou agora a pouco, a decisão tomada ontem pela juíza da 110ª Zona Eleitoral, Patrícia Salustiano, contra o vereador Eduardo Domingues Marques (PMDB). Ele foi condenado por abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação, ficando inelegível por oito anos. De acordo com a juíza, Domingos "auferiu vantagem pessoal ao divulgar realização de obras que supostamente teria implementado na localidade", além de ter cometido abuso ao se apresentar ao eleitorado "como empreendedor que substitui o Poder Público em sua função social".

Escritório tributário vai cobrar o que a Essencis deve a Magé

Empresa funciona com liminares concedidas pela Justiça contra o município

A Prefeitura de Magé vai contratar um importante escritório especializado em direito tributário para cobrar uma dívida em imposto estimada em R$ 30 milhões, débitos acumulados ao longo dos anos pela empresa Essencis Soluções Ambientais. A afirmação foi feita ontem pelo prefeito Nestor Vidal, que não vê outra saída que não seja uma batalha judicial, do nível daquelas popularmente chamadas de “briga de cachorro grande”. Amparada por sucessivas liminares concedidas pela Justiça, a empresa está funcionando sem alvará, emitindo notas fiscais normalmente, faturando alto sem recolher um centavo sequer aos cofres da municipalidade.