Aos leitores de São Fidelis

     A caixa postal do elizeupires.com amanheceu hoje atulhada de mensagens, algumas criticando de forma ofensiva a gestão municipal e, a maioria, atacando o jornalista pela matéria “Três prefeitos nota zero em transparência”, com leitores enxergando em nosso trabalho uma “campanha contra o prefeito”. A esse informamos que o Elizeu Pires sequer conhece essa cidade e não tem nenhuma ligação com políticos locais, sejam eles de que quais legendas forem. Quanto à nota zero, quem a conferiu foi o Ministério Público Federal, através do seu Ranking da Transparência. Sobre o nosso trabalho, este não é feito com o intuito de agradar ou desagradar aos políticos e sim, gostem esses grupos ou não, o de informar. Sobre os comentários ofensivos, esclarecemos que temos por norma não publicá-los, pois somos responsáveis por tudo aquilo que veiculamos.

Abraços a todos e fiquem com Deus.

Um peso, duas medidas em Tanguá

O prefeito Valber Luiz é cobrado pela falta de transparência na contratação de pessoal através da Coopsege Servidores questionam gastos com pessoal via cooperativa

 “Um peso, duas medidas”. A expressão socrática que significa condutas diferentes diante de situações iguais, está sendo usada por servidores efetivos do município de Tanguá em  questionamento aos atos do prefeito Valber Luiz Marcelo de Carvalho em relação a contratação de pessoal através da Coopsege - Cooperativa de Profissionais de Serviços Gerais. A instituição tem um contrato firmado com o valor inicial de R$ 3,6 milhões para fornecer mão de obra a vários setores da administração municipal, mas já teria recebido quase três vezes isso e os gastos continuam aumentando. De acordo com alguns servidores, a Prefeitura estaria pagando à cooperativa mais que o dobro do que um servidor recebe e não informa ao certo quantos contratados estão atuando no município. Os funcionários efetivos querem que o prefeito abra a caixa-preta da terceirização de mão de obra e mostre as funções exercidas e quanto cada contratado recebe no final do mês.

Casimiro de Abreu lança site para estimular compras

O prefeito Antonio Marcos Lemos quer as micro e pequenas empresas locais vendendo para a Prefeitura Portal da Prefeitura estimula dos micro e pequenos empreendedores a participarem de licitações

Para dar mais agilidade, garantir maior transparência nos processos licitatórios e estimular o crescimento dos micro e pequenos empreendedores locais, o município de Casimiro de Abreu lançou o site www.comprascasimiro.com.br, endereço eletrônico que vai centralizar as informações sobre licitações relativas as compras governamentais. "Recentemente, inauguramos a Sala do Empreendedor, que concentrará diversos serviços em um só lugar, visando a desburocratização dos serviços prestados e orientação para que os munícipes saiam da informalidade. Agora, contaremos com orientações no sentido de tornar nosso empresariado ainda mais capacitado para vender para a Prefeitura e fornecer diversos serviços. Assim, tornamos nossa economia mais forte e o dinheiro girando no próprio município", disse o prefeito Antônio Marcos Lemos.

Recurso do prefeito de Guapimirim pode ser julgado amanhã

O prefeito interino WagjFarah prega união entre os poderes e diz que pretende anunciar medidas a partir de amanhã Processo está desde sexta no gabinete da presidência do Tribunal de Justiça

O desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, presidente do Tribunal de Justiça, poderá analisar nessa segunda feira o recurso impetrado pelos advogados do prefeito de Guapimirim, Marcos Aurélio Dias, contra o afastamento temporário dele, decidido pelo juiz da 2ª Vara local, Rubens Soares Sá Viana Junior, no dia 29 de setembro. A expectativa entre o grupo de Marcos Aurélio é de que ele retorne ao cargo durante a semana. O prefeito foi substituído pelo vice, Wagj Faraht, que prometeu anunciar a partir dessa segunda suas primeiras mudanças e medidas administrativas. 

Guapimirim quer saber para onde está indo o dinheiro da Educação

O prefeito Marcos Aurélio precisa abrir a caixa-preta que guarda a contabilidade do governo. A população tem o direito de saber onde e em que os recursos da Prefeitura estão sendo aplicados Nos últimos dias tem faltando gêneros alimentícios e até gás em algumas escolas

Incompetência ou má-fé? Essa pergunta vem sendo feita no município de Guapimirim diante de uma realidade verificada na rede municipal de ensino em relação ao fornecimento de merenda escolar. A explicação dada pelo governo é de que o fornecedor teria deixado de entregar alguns gêneros alimentícios e que isso estaria sendo resolvido com uma nova licitação feita essa semana. O problema é que ninguém tomou conhecimento do pregão da merenda até agora, pois nenhuma publicação nesse sentido circulou nos últimos 45 dias, tempo em que o Portal da Transparência está fora do ar, segundo a Prefeitura, por motivo de manutenção. Como se deu o processo licitatório, quantas empresas concorreram e qual delas venceu o pregão, até o final do expediente de ontem era um ministério, assim como os cidadãos de Guapimirim estão sem saber onde em que os recursos destinados pelo governo federal para o setor de Educação estão sendo aplicados.

Servidores de Rio das Ostras temem pelo futuro

O OstrasPrevi ganhou sede própria, mas está faltando transparência em relação a dívida que o governo quer parcelar Dívida não revelada do governo com fundo de pensão vai ser quitada a perder de vista

Implantado em 1994, o instituto de previdência dos servidores municipais de Rio das Ostras, o OstrasPrevi, completou 21 anos no mês passado e, segundo sua diretoria, está gozando de boa saúde financeira. Entretanto, um projeto de lei de autoria do líder do governo na Câmara de Vereadores, Eloi Dutra dos Reis, deixou muitos funcionários da Prefeitura preocupados com o amanhã. É que o dispositivo legal visa autorizar o governo a parcelar em 240 meses, nada menos que 20 anos, os débitos do ente patronal para com a entidade, sem que a administração municipal revelasse até agora o tamanho da dívida a ser parcelada, já que nenhum número nesse sentido foi divulgado até ontem.

O que esse governo tem a esconder?

Bornier parece não ter gostado da enquadrada que levou do MInistério Públíco Federal Justiça Prefeitura de Nova Iguaçu recorre para não cumprir Lei da Transparência e o Ministério Público Federal aponta despeito a ordem judicial

Uma decisão judicial proferida em junho pela juíza federal Marceli Maria Carvalho Siqueira, obrigando a Prefeitura de Nova Iguaçu disponibilizar as contas públicas de maneira que facilite o acesso da população às informações, não só não foi cumprida como vem sendo questionada pela Procuradoria do município, que recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região para derrubar a liminar concedida na ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF), para que a administração municipal cumprisse integralmente, em até 60 dias, a leis de  Acesso à Informação e  da Transparência, que determinam a forma como deve ser a transparência administrativa do setor público. O recurso vai ser julgado pela 7ª Câmara do TRF-2.

MPF quer Valença cuidando melhor da saúde e da educação

O procurador Julio José Araujo Junior quer educação e saúde funcionando melhor em Valença A Prefeitura recebeu sete recomendações do Ministério Público Federal. Dia 24 tem audiência pública na cidade com a presença de procuradores da República

O procurador da República Julio José Araujo Junior - do núcleo do Ministério Público Federal em Volta Redonda - está cobrando da gestão do prefeito Álvaro Cabral (PRB), mais atenção com os setores de educação e saúde, inclusive mais transparência e diálogo na relação do poder público com os profissionais de ensino. Recomendações nesse sentido foram entregues em mãos na Secretaria de Educação e para fazê-las o MPF se baseou no resultado das visitas feitas este mês pelos procuradores envolvidos nos projetos MPF na Comunidade e MPEduc.

Prefeitos terão 90 dias para cumprir lei de transparência

Para ajudar as prefeituras o MPF e a CGU treinaram 98 gestores de 46 municípios fluminenses E para facilitar o MPF e a CGU treinaram servidores municipais para abastecerem os sites oficiais

A partir de agora não haverá mais desculpas. A Lei da Transparência terá de ser cumprida integralmente por todos os 92 municípios fluminenses e o prefeito que não se enquadrar em 90 dias vai responder por improbidade administrativa, o que já vem acontecendo com alguns gestores da Baixada e interior, que haviam sido notificados em janeiro deste ano, receberam prazo de três meses e mesmo assim se limitaram a medidas paliativas.

Tanguá paga a duas empresas pelo mesmo objeto

Válber enfrenta denúncias por falta de transparência em licitações e contratos com fornecedores e prestadores de serviços CRV e Tech-3 foram contratadas para locar veículos e equipamentos. Valores passam de R$ 4,6 milhões

Duas empresas supostamente operadas pela mesma pessoa, estão faturando alto no município de Tanguá, tendo firmado contratos com o mesmo objeto, gerados a partir de processos nada claros. Denúncia nesse sentido foi apresentada ao Ministério Público, apontando as firmas CRV e Tech-3 Serviço e Comércio como prestadoras dos serviços de locação de veículos e equipamentos, que só nos primeiros seis meses deste ano custaram R$ 592.167,46 aos cofres da municipalidade. De acordo com dados da Prefeitura a CRV recebeu até o dia 30 de junho R$ 474.506,20 e a Tech-3 R$ 128.661,26 no mesmo período. Os pagamentos feitos a CRV são justificados com o aluguel de veículos para várias secretarias e um trator agrícola, enquanto os valores recebidos pela Tech-3 foram pela locação de veículos e equipamentos. Segundo a denúncia, as duas empresas estão sediadas no prédio de número 300 da Rua Vereador Manoel de Macedo, onde também se localizaria o escritório que cuida da contabilidade delas.