Prefeito cala oposição em Casimiro de Abreu: dupla de vereadores abandona plenário para não ouvir resposta a ataque pessoais

O prefeito Antonio Marcos fez o desabafo logo após receber a homenagem O que deveria ter sido uma sessão solene para a entrega da Medalha Poeta Casimiro de Abreu a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade acabou servindo para mostrar que os vereadores do bloco de oposição são muito é de fritar bolinho em gordura fria, fugindo da raia na hora do vamos ver. Isso ficou claro quando o prefeito Antonio Marcos Lemos (PSC), um dos homenageados, foi à tribuna para discursar e começou a fazer um desabafo citando os dois membros da casa que se apresentam como opositores ao governo, mas limitam-se ao campo pessoal, falando da vida familiar e religiosa. Os vereadores Bruno Miranda e Rafael Jardim (ambos do PMDB), mostrando despreparo para o desempenho parlamentar, deixaram suas cadeiras e a impressão de que realmente só se pronunciam na ausência do alvo de seus ataques verbais, a imagem de quem cutuca a onça com vara curta e quando essa levanta a cabeça, mete o pé.

“Todas às vezes que não estou aqui os vereadores de oposição falam da minha pessoa. Quando eu estou eles não falam. Quando venho eles pedem paz. Eu gosto de falar assim (na cara). Primeiro quero dizer que essa é uma casa de leis. Tem que haver responsabilidade com o que se fala”, dizia Antonio Marcos quando foi interrompido aos gritos por Bruno, que não queria deixar que o prefeito continuasse. Como o presidente da Câmara, Alessandro Macabu, não permitiu a interrupção, Miranda deixou o plenário acompanhado por seu colega de oposição esquisita, Rafael Jardim.

Farra dos alugueis está com os dias contados em Valença

Marcelo cobra explicações Desde janeiro de 2013 que o número de imóveis alugados pela Prefeitura de Valença aumentou bastante, ao ponto de inflacionar o mercado imobiliário na cidade, pois, de acordo com denúncias encaminhadas a Câmara de Vereadores a Prefeitura estaria pagando valores superiores aos do mercado. Para esclarecer a situação a Câmara Municipal aprovou requerimento de informações apresentado pelo vereador Marcelo Moreira de Oliveira, o Marcelo do Didi, para que o prefeito Álvaro Cabral (PRB) informe a quantidade exata de imóveis alugados, seus respectivos endereços, valor do aluguel pago por cada um deles, quem são os proprietários e para qual finalidade os contratos de locação foram firmados.

De acordo com o que foi informado à Câmara, há imóveis alugados que ainda não foram ocupados pela Prefeitura e outros locados sem a devida necessidade, pois a administração teria imóveis próprios suficientes para atender algumas demandas sem precisar pagar aluguel.

TRE determina nova eleição em Arraial do Cabo

Andinho perdeu seu último recurso nessa quarta-feira Vereadora vai assumir a Prefeitura até a escolha do novo prefeito

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), decidiu nessa noite por uma eleição suplementar no município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, ao manter a cassação do prefeito reeleito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (PMDB), e do vice, Reginaldo Mendes Leite (PT), manifestada em sentença do juízo eleitoral local, mantida em novembro em segunda instância e assegurada hoje com a rejeição de um embargo impetrado pela defesa do prefeito. Após a publicação da decisão colegiada de hoje a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Amaral Cruz, assumirá interinamente a Prefeitura até que o novo governante seja eleito. A nova eleição será necessária porque Wanderson Brito foi reeleito com 66% dos votos válidos em 2012 e a lei determina que quando uma decisão judicial anula mais de 50% dos votos válidos, seja marcado um pleito suplementar.

Crise deixa servidores de Meriti sem Natal e sem esperança…

Os servidores tem protestado muito nos últimos dias, mas contam apenas consigo mesmos ...mas o clima na Câmara de Vereadores parece ser de festa permanente 

O caos que toma conta do município de São João de Meriti, afetando principalmente os servidores e os serviços básicos, parece nada representar para os vereadores da cidade. Embora o Ministério Público já tenha tomado providências, instaurando inquérito e acionando a Justiça, os "representantes do povo" limitaram-se a um pedido de informações sobre o atraso no pagamento dos salários do funcionalismo e descartam qualquer iniciativa mais firme. Se os servidores acumulam dívidas e estão diante do pior fim de ano de suas vidas, os vereadores parecem viver em outra cidade, em um lugar sem problemas de qualquer natureza. Ainda em clima de festa pela recente eleição para o cargo de presidente da Câmara Municipal, o vereador Carlos Alberto Rodrigues, o Bebeto (PHS), se mostra mais preocupado em agradar ao prefeito Sandro Matos (PDT), que em procurar saber o que de verdade está acontecendo no município, apurando os fatos e as responsabilidades.

Enrolação continua em Macaé

Apesar da marcação firme do MPF a Prefeitura renovou contratações temporárias para os postos da Saúde da Família em vagas que deveriam ser preenchidas por aprovados no concurso público de 2012

A Prefeitura de Macaé voltou a alegar que a convocação dos candidatos aprovados no concurso para preencher cargos nas unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), feita em abril deste ano ainda "se encontra na etapa de apresentação de documento e exames admissionais dos candidatos aprovados no referido concurso", para manter contratos nas funções que deveriam estar ocupadas pelos classificados dentro do número de vagas oferecidas no edital do processo seletivo de 2012. A justificativa está numa errata na qual a administração municipal faz correção em duas portarias nomeando contratados temporárias, alterando a validade das contratações que antes era de 4 de abril a 30 de abril de 2014, fixando o prazo agora entre 4 de abril e 31 de dezembro de 2014.

Justiça manda abrir a “caixa-preta” de Sabino

Prefeito de Rio das Ostras vai ter de responder pedido de informações sobre contratos e licitações 

Acostumado a bater na mesa e dizer que lá quem manda é ele, sonegar informações e fazer o que bem entende, ignorando inclusive as prerrogativas constitucionais dos vereadores que tentam fiscalizar o governo e não conseguem, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos (PSC), vai ter de baixar a bola e se enquadrar aos rigores da lei, prestando as informações necessárias, respondendo aos requerimentos que chegarem à administração municipal pedindo esclarecimentos sobre licitações, contratos e notas fiscais, e, inclusive entregar cópias dos documentos relacionados aos processos alvos dos requerimentos dos parlamentares.

Bomba pode explodir mandatos de sete vereadores na Baixada

     Sete suplentes de vereadores de uma cidade da Baixada Fluminense estão perto de assumir os mandatos dos titulares eleitos em 2012 e não sabem. É que uma investigação que corre em caráter sigiloso pode destronar sete membros da casa legislativa dessa cidade, por conta de um suposto esquema de corrupção montado em torno da tramitação de um processo para viabilizar a construção de moradias através do programa Minha Casa Minha Vida nesse município.

     De acordo com informações obtidas agora a pouco pelo elizeupires.com, as denúncias estão fundamentadas por gravações em áudio e vídeo, material, segundo a fonte, já em poder das autoridades. Pelo que foi revelado as denúncias apontam para cobrança de vantagem financeira para aprovação de matéria relacionada ao projeto. “Uma bomba está prestes a explodir e deverá derrubar muita gente que gosta de usar o mandato para se locupletar”, disse ontem uma fonte.

Números desmentem o prefeito de São João de Meriti

Problemas seriam causados por má gestão e não por redução de recursos

Os orçamentos aprovados para o município de São João de Meriti são crescentes, com previsão de receita variando para cima, sem registrar de fato, nos últimos quatro anos, nenhuma queda abrupta suficiente para justificar o caos financeiro instalado na administração municipal desde o inicio de 2014, mas essa é a desculpa que o prefeito Sandro Matos (PDT) e sua equipe de gestão vem usando toda vez que os servidores decidem protestar pelo atraso no pagamento dos salários e contra as precárias condições de trabalho. Os repasses federais, por exemplo, que segundo o prefeito teriam sido reduzidos em porcentuais preocupantes, ao contrário, tem sido maiores que o total registrado em 2009, primeiro ano do mandato de Matos, que foi de R$ 123.099.636,28. Para se ter ideia, só nos primeiros seis meses de 2014 os recursos federais somaram R$ 165.621.048,30, com previsão de atingir a soma de pelo menos R$ 210 milhões até o fim do ano, o que derruba a argumentação de que os repasses estariam caindo drasticamente a cada ano. De acordo com o Portal da Transparência do governo federal, os números dos repasses feitos ao município de São João de Meriti oscilam, é verdade, mas registram um aumento considerável desde o primeiro ano da atual gestão.

Diretor do Previ-Valença terá de explicar a situação financeira do órgão e o destino dado as contribuições dos servidores e patronal

Onde estão o dinheiro descontado dos contracheques dos servidores de Valença e os valores da contribuição patronal destinados ao órgão previdenciário do município, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos (Previ-Valença)? É isso que o diretor executivo do órgão, Carlos Augusto Bastos Lisboa Filho, terá de explicar. Ele deveria ter feito isso no último dia 2, quando foi convocado para uma audiência pública pela Câmara de Vereadores, mas não apareceu e para faltar alegou que estava participando de um congresso em Petrópolis, só que esse evento só aconteceu no dia seguinte. Carlos Augusto foi convocado pela Câmara novamente para essa segunda-feira e o que os servidores esperam que ele tenha resposta para cada pergunta e que não falte com a verdade sobre os custos, arrecadação, repasses e sobre onde em que estão sendo investidos os recursos da previdência.

Mais que resposta da direção do órgão, os servidores querem a garantia de que a previdência municipal vá receber o que lhe devido e que a Câmara - também responsável pela situação falimentar do órgão, pois nunca fiscalizou o Previ-Valença e jamais procurou saber se o governo estava fazendo ou não os repasses dos descontos e da contribuição patronal - faça agora o dever de casa e evite o pior.

MPF volta a fazer cobrança sobre não convocação de aprovados para a Saúde da Família em Macaé

A administração municipal de Macaé não está nem ai para os questionamentos do Ministério Público Federal (MPF) sobre a manutenção de profissionais contratados temporariamente nas vagas que deveriam estar ocupadas pelos candidatos aprovados no concurso realizado para o programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Pelo menos é o que sugere o fato de até hoje a Prefeitura não ter respondido ao oficio encaminhado em agosto pelo procurador da República Flávio de Carvalho Reis, pedindo “informações circunstanciadas” sobre as contratações temporárias feitas para preencher as tais vagas. Na última segunda-feira um novo ofício (datado de 27 de novembro) assinado pelo promotor federal chegou ao governo, este endereçado ao secretário de Saúde, Pedro Reis, que terá dez dias para prestar os esclarecimentos.

No documento o MPF está requisitando "informações atualizadas sobre o andamento dos procedimentos para contratação dos aprovados no concurso", para instruir um procedimento preparatório de investigação aberto pela Procuradoria da República sob o número 1.30.015.000171/2014-99. De acordo com uma fonte ligada ao Ministério Público Federal, as informações deverão ser usadas para sustentar uma ação de improbidade administrativa, com pedido de antecipação de tutela para que os temporários sejam substituídos pelos aprovados no concurso.